Warning: Missing argument 1 for get_post(), called in /home/carneiro/public_html/wp-content/plugins/wordpress-seo/frontend/class-opengraph.php on line 492 and defined in /home/carneiro/public_html/wp-includes/post.php on line 371
Skip to content
1 2 3 4

Fale com o Doutor

253 Comentarios
  1. marcio permalink

    Doutor, fui diagnosticado a 3 anos com cefaléia em salvas. Depois disso fiquei todo esse período sem crises. Voltou agora em junho. Perdi minha receita dada a 3 anos atrás. Agora, como moro no interior estou esperando marcar o neurologista de novo. Consegui um balão de oxigênio emprestado no hospital mas ele está com cateter. Essa noite usei ele mas demorou bastante pra dor passar. Pesquise na internet e vi que é recomendada a máscara bem apertada. Sera que tem sentido. Tenho que usar a máscara? Moro em Liberdade/MG. Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Marcio,
    Há sim diferença de eficácia entre a máscara e o catéter nasal. Lembrando que o oxigênio trata somente as crises já instaladas e não faz a prevenção. Sugiro que tenha a máscara, porém que realize a profilaxia adequadamente para que novas crises não ocorram.
    Atenciosamente

    Responder

  2. Carol Stelian Neagu permalink

    Olá, bom dia, queria saber se tem um bom remédio para hemicrania contínua? muito obrigado.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Carol,
    Primeiramente deve-se confirmar este diagnóstico que é muito raro. Um dos critérios diagnósticos é a presença de resposta a Indometacina. Discuta com seu médico.
    Atenciosamente

    Responder

  3. lina coelho permalink

    Dr., acho que vou ter que conviver com dor de cabeça até morrer, e hoje acho que vou morrer, literalmente, de dor de cabeça; Há 8 dias-inteiros, noite e dia, estou com dor de cabeça. Acordo com dor e permaneço com ela há dias. se lhe disser que é fortíssima, não vai saber o quanto o é, porque não poderá ver, nem medir. Acho muito difícil explicar essa dor, tanto quanto sentir. Não há como medir, não há exames que diagnostiquem intensidade. Não estou impossibilitada de trabalhar, mas estou convivendo com esse inferno. Parece uma oferta em expiação de pecados. Não vomito, não desmaio, mas acordo de madrugada com dor. Se bebo muito ou pouco, ou nada, dói do mesmo jeito. Já tomei muita dipirona na vida, neosaldina, enxak, Nesses últimos episódios já não tomo mais nada. Espero para ver no que dá. Nesse oitavo dia de dor, já não estou tomando mais nada porque não melhora mesmo. Estou tendo sono da pior qualidade e está um ciclo vicioso. Durmo mal e tenho dor de dia. E como tenho dor dormindo, meu sono se vai. Estou mal. Os médicos já me disseram o que já sei: sou ansiosa, preocupada demais. E querem administrar ansiolíticos e antidepressivos. Faço atividades físicas, tenho vida social, procuro fazer coisas boas que me tragam prazer, corro, passeio, viajo, tenho uma família linda, filhos lindos, mas é claro que a vida não é tudo de coisa boa. É uma vida normal. Só ansiedade normal de mãe/mulher de 47 anos. Já fiz tomografia, exames vários há anos e tudo bem. É bem verdade que ultimamente as dores são ao mesmo tempo mais intensas e com períodos mais longos. Mas 8 dias é demais. Se for a um hospital, o que jamais faço, vão me encher de medicação na veia, um plantonista qualquer vai atender e fazer medicação para fase aguda de cefaleia que gera tontura e sonolência, não é mesmo. A Sensação é que alguma veia vai explodir na cabeça. está inflamada e pulsante. Pulsa devagar como se estivesse enfiando agulha grande e fina em um só lugar. Achei esse site e resolvi escrever… Desculpe.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Lina,
    Entendo seu sofrimento. Não perca sua esperança. Busque um tratamento PREVENTIVO e não somente na hora da dor. Existe solução pra enxaqueca e é possível sim viver sem ela!
    Atenciosamente

    Responder

  4. Jéssica Amim permalink

    Boa noite dr.
    Vi sua reportagem no MGTV 1edição falando sobre dor de cabeça e achei muito interessante.
    Há muitos anos sofro com dor de cabeça diariamente e de um mês pra cá tenho muitas crises de enxaqueca, bem mais fortes e mais intensas, nao conseguindo fazer nenhuma atividadedo meu dia-a-dia.
    Gostaria de saber se há possibildade de me consutar com o dr, pois essa situação torma-se cada dia pior!
    Obrigada!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Jéssica,
    Que bom que gostou desta reportagem.
    Os contatos da clínica estão no site.
    Atenciosamente

    Responder

  5. Isabele Rodrigues Khoury Sarmento permalink

    Dr. Henrique Carneiro,

    Quero agradecer imensamente por ter me atendido no consultório, com profissionalismo e atenção à todas minhas queixas. Estava quase entrando em depressão devido ao desespero com as dores de cabeça. Agora tenho feito o tratamento certo, Desde a semana passada que fui aí, só tive 2 dias de dor de cabeça, agora já fazem 5 dias sem dor alguma.

    Querido Deus, eu O convido a ocupar o centro da família do Dr Henrique, dando a eles saúde e paz, e que ele continue excelente médico o qual Você o criou para ser.

    Muito Obrigada

    Responder

  6. Diane Moutinho permalink

    Oi Dr. Henrique, tudo bem? Tô no consultório agora e lembrei muito de você. Tenho atendido muitas, muitas cefaleias. Aproveito para agradecer os ensinamentos durante a residência, reiterando que você foi uma excelente aquisição na formação dos residentes da Santa Casa. Parabéns!! E olha vi a programação do pré congresso da Santa Casa aqui no seu site, não vou poder comparecer, mas a programação ficou muito boa e considerando que você será meu chefe eterno pode mandar as aulas para mim. Eu aceito:):):)
    Um abraço e sucesso.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Diane,
    Somente hoje vi seu comentário enquanto atualizava as respostas do site. Fico feliz que está lembrando bem dos aprendizados da residência. Em relação às aulas pode pedir quando precisar que envio diretamente no seu e-mail. Um abraço e sucesso em toda sua carreira neurológica.

    Responder

  7. Marcélia Gondim permalink

    Dr. Henrique, sofro de dores de cabeça desde minha infância sendo agravada com a chegada da minha menarca. Faço tratamento com uma cefaliatra há uns 9 anos e tomo para prolaxia uma fórmula com amitriptilina 6mg, ciclobenzaprina 3mg, riboflavina 200 mg e flunarizina 3 mg à noite e oxalato de escitalopran 10 mg após o almoço. Entretanto, ainda tenho crises q geralmente iniciam na parte da tarde. Utilizava Tandrilax para passar a dor, mas ultimamente não faz mais efeito, daí parto para 2 neosaldinas e por último tenho q apelar para succinato de sumatriptana 50 mg q é bem caro. Já tentei terapias alternativas como acupuntura, shiatsu e moxoterapia juntos e nada. Tenho receio de ter problemas nos rins ou fígado devido a quantidade de remédio ingerido… Ultimamente tenho lido sobre o uso do botóx e gostaria de saber se vc faz uso dele em seus pacientes e se realmente é eficaz. Agradeço seu espaço para partilharmos experiências aki nesse site!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    MArcélia,
    Temos utilizado o Botox para tratamento da enxaqueca há cerca de três anos (quando houve aprovação para esta finalidade) com resultados satisfatórios inclusive com melhora do abuso de analgésicos. Atenciosamente

    Responder

  8. RENATA DOS SANTOS AURESLINO permalink

    Bom dia,Doutor,estou muito assustada minha mãe tem 64 anos é hipertensa,tem glaucoma e diabetes,,a mais ou menos 10 dias ela vinha reclamando de dor de cabeça nos olhos,na fronte na cabeça e na nuca alternando.Suspeitamos de sinusite,fomos ao medico e o mesmo indicou quatro remédios,sendo dois antibióticos,a dor não passou e ao contrário agravou os sintomas pois ela apresentou confusão mental,esquecimento enfraquecimento das pernas e braços para andar ela diz ter esquecido como faz,as vezes fica fora do ar,parada só que minha mãe é muito ativa o que me assusta pois não está conseguindo nem ao menos se limpar,pois esqueceu como faz.
    Os médicos alegam ser cefaleia,porém lendo seu artigo percebi que o sintoma de enrigecimento do pescoço ela apresenta além do quadro que eu descrevi o que devo fazer pois ela continua apresentando o mesmo quadro e o médico indicou um nimesulida e diazepam,devo me preocupar ou esperar o medicamento por ultimo indicado agir,sendo que ela agora parece estar mesmo é dopada depois da nimesulida,só fica deitada,suando muito e prostrada.Por favor me ajude,O que devo fazer?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Renata, sugiro que procure novamente um atendimento médico. As dores de cabeça que vem acompanhadas de alteração do estado mental, mudança súbita do caráter da dor devem ser investigadas , principalmente após os 50 anos de idade. A dor de cabeça neste caso é o que menos preocupa sendo os outros sintomas mais alarmantes.
    Atenciosamente,

    Responder

  9. Kelly Bastos permalink

    BOM DIA, DOUTOR. VENHO PEDIR ENCARECIDAMENTE UMA AUXILIO MORO EM UBERABA, E JÁ FUI EM TODOS OS MÉDICOS DA MINHA CIDADE E AGORA POR FIM O MÉDICO DISSE QUE JÁ NÃO SABE MAIS O QUE FAZER PARA ME AJUDAR. TENHO DORES DE CABEÇA DESDE CRIANÇA JÁ FIZ TODOS OS EXAMES POSSÍVEIS E NADA CONSTA DE ANORMAL A NÃO SER ENXAQUECA. PORÉM TENHO DORES TODOS OS DIAS DORES INTENSAS, A CLARIDADE ME PREJUDICA, OS OLHOS LACRIMEJAM, AS BOCHECHAS FICAM VERMELHAS O SOM ME IRRITA E DENTRE OUTROS SINTOMAS. JÁ ESTOU A UM PASSO DE PERDER MEU SERVIÇO E MEU CASAMENTO, POIS AS CRISES ESTÃO MUITO INTENSAS. JÁ TOMEI TODOS MEDICAMENTOS POSSÍVEIS E NÃO AMENIZA EM NADA. DO JEITO QUE ESTOU CAMINHANDO AS VEZES PENSO EM NÃO VIVER MAIS POIS AO MENOS NÃO SENTIREI MAIS DOR. POR FAVOR ME AJUDE. OBRIGADA

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Kelly,
    Sempre há uma solução. O seu desespero é comum entre as pessoas com exaqueca crônica. A presença de depressão nestes pacientes também é muito alta.
    Estou à disposição caso precise de ajuda.
    Atenciosamente

    Responder

  10. márcia salgado da silva permalink

    Bom dia Dr. Gostaria de saber como posso fazer para me consulta com o sr pois sofro a muito tempo com fortes dores de cabeça.e gostaria de estar tratando. se tiver esta possibilidade agradeço .

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Marcia,
    Desculpe-me a demora na resposta.
    Os endereços e telefones estão na aba contato do site.
    http://www.henriquecarneiro.com.br/contato/contato
    Att

    Responder

  11. Adriana Burgarelli permalink

    Boa noite Dr,

    Meu marido foi diagnosticado com cefaleia em salvas a muitos anos.

    Nas primeiras crises não sabiamos o que fazer, ele foi internado, mas infelizmente nenhum diagnostico plausivel para tanta dor.

    Até que encontramos um médico, Dr Rafaeli, que na penultima crise, ao procurarmos por ele no consultorio soubemos que havia falecido.

    Quando conhecemos este medico ele receitou carbolitium de 450, tartarato de ergotamina, injeções de duodecadron e verapramil.

    Na primeira vez o tratamento foi eficaz.

    Na segunda a crise resitiu um pouco mas os remedios funcionaram.

    Agora ele esta em crise, e a medica que substituiu o Dr Rafaeli, receitou os mesmos remedios, alem do sumax e o serophene, mas nada esta resolvendo.

    A dor desta vez paresse muito mais forte e o tempo de crise é muito maior do que das outras vezes.

    Dr ele precisa de ajuda, por favor o que podemos fazer para conseguir abortar esta crise?

    Desde já agradeço sua atenção e aguardo seus comentários.

    Obrigada

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Adriana,
    Estive fora do país e por isto a demora na resposta.
    O professor Rafaelli realmente foi um grande cefaliatra e uma perda irreparável.
    Quanto ao seu marido é possível que as crises de Salvas respondam a determinados fármacos em uma ocasião e não respondam em outras. O nosso metabolismo muda com o tempo bem como há possíveis interações com outras drogas. Existem possibilidades, doses mais altas de Verapamil vêm sendo preconizadas, SEMPRE sob prescrição médica. Sugiro que entre em contato com sua médica, há também a possibilidade da locação de cilindros de oxigênio domiciliares até que os preventivos atinjam o pico desejado. Espero ter sido útil e me coloco à disposição se dúvidas.
    Atenciosamente,

    Responder

  12. Carla Azevedo permalink

    Dr. Gostaria de saber se tem algum especialista em enxaqueca para indicar em BH (de preferencia que tenha convenio – bradesco), já fui em vários sinceramente quase uns 20 e todos dizem que ‘enxaqueca me passam remédios (naramig + neproxeno, topiramato, manipulados) e nada resolve. as crise continuam e cada vez mais forte aponto de ter muita náusea vomito, não aguento mais tanta dor. sofro com isso a mais de 7 anos e já não sei mais a quem recorrer.

    REalmente preciso de ajuda.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Carla,
    A nossa clínica se situa em BH, infelizmente não somos conveniados a nenhum plano de saúde. Caso seja interesse estamos à disposição.
    Att

    Responder

  13. Maria Aprecida permalink

    Dr,
    gostaria de saber se o Sr. conhece algum médico em Juiz de Fora-mg que atue nessa área da dor de cabeça, sofro ha muitos anos de dor de cabeça e identifiquei um caso igual ao meu no seu site, faço uso de triptanol ha mais de 10 anos e não está resolvendo nada. Caso possa me ajudar mande nome .
    Obrigada e parabéns pela contribuição que dá aos pacientes desse mal (dor de cabeça).
    Maria Aparecida

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Maria Aparecida,
    Há um diretório com os nomes dos associados da sociedade brasileira de Cefaleia em sbce.med.br . Em Juiz de Fora aconselho que entre em contato com Dr. Leandro Cruz.
    Atenciosamente,

    Responder

  14. Isabel permalink

    Bom dia.

    Desde Abril de 2012 venho fazendo tratamento de uma enxaqueca com Trofanil 25mlg. Tenho notado que na ausencia deste remedio não estou tendo melhoras (um ou dois dias que esqueço de tomar, ou prazo necessario para conseguir outra receita) tenho fortes, dores de cabeça com aura.
    Evito comer chocolate, não tomo cafe, não faço uso de bebidas alcoolicas; mas não consigo me livrar da dor! O que eu faço? O medicamento que estou usando, deve ser substituido?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Isabel,
    Primeiramente discuta com o médico que te acompanha a possibilidade da substituição. Nunca faça alterações por própria conta pois além de prejudicar o tratamento pode lhe fazer mal. Existem alternativas modernas para a profilaxia da enxaqueca que podem ser úteis para você,
    Atenciosamente,

    Responder

  15. JANAÍNA permalink

    Boa tarde, a 1 mês venho sentindo muita dor de cabeça (a dor é tanta que atinge o pescoço, e o ombro) porem essa dor é somente do lado esquerdo da minha cabeça, onde também surgiu um pequeno caroço, fui à uma consulta com clinico geral, que diz ser um nodulo me encaminhou a um cirurgião para fazer uma biopsia, (a qual estou no aguardo para marcação), As dores vem almentando bastante e principalmente à noite ao me deitar… Gostaria de uma orientação se possivel… no aguardo.

    Desde ja agradeço a compreensão.

    Janaína

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Janaína,
    Neste caso na suspeita de cefaleia secundária (onde há uma outra causa envolvida) o melhor é aguardar o diagnóstico definitivo. Se a dor estiver aumentando progressivamente converse com seu médico sobre analgesia. Nunca é necessário manter o sofrimento.
    Atenciosamente,

    Responder

  16. Renan permalink

    Olá Dr Henrique

    Tenho forte dores de cabeça do lado direito essa dor parece que repuxa todo lado direito do rosto e parece que fica inchado em cima das palpebras embaixo do olho ao lado do nariz, e em cima da orelha até o centro da cabeça dói bastante e atrás da cabeça tb tudo do lado direito inclusive até o pescoço dói, gostaria de saber se isso é enxaqueca ou é hemicrania contínua ou cefaléia tensional pois tenho essas dores de cabeça diariamente as vezes dói até o maxilar inferior.
    Grato se me respondesse!!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Renan,
    Existem vários diagnósticos diferenciais para as crises unilaterais restritas. Todas as hipoteses são pertinentes e também deve-se afastar a presença de DTM (disfunção têmporo-mandibular) e cefaleia cervicogênica (de origem no pescoço).

    Responder

  17. Rosemary permalink

    Dr. Henrique, minha filha possui 20 anos e teve um episódio no último dia 02/11/2012. Ela no dia 31/10 teve uma perda de visão e logo após veio uma intensa dor de cabeça, foi atendida no Villa da Serra e fez tomografia e nada. Porém, no dia 02 de novemnro estava viajando fora de BH e teve uma perda momentânea da visão e o olho direito dele se deslocou para o canto e teve uma confusão mental pequena.. Foi encaminhado para um hospital em Patrocínio e colheram o Liquor dela, fez outra tomografia e nada acusou. Foi encaminhada para Uberlândia e foi atendida por especialistas que fizeram 04 tipos de ressonância, várias exames de sangue e neste período ela ficou muito debilitada. A memória voltou gradativamente (03 dias) mas a dor de cabeça não passa. Seria possível uma avaliação do Senhor? O que o Senhor diria a respeito? Agradeço. Rosemary

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Rosemary,
    Realmente há necessidade de investigação apropriada pois existem várias hipóteses e deve-se excluir as causas secundárias antes como ela tem feito. Estou à disposição caso necessite.

    Responder

  18. Dalmacir permalink

    Bom dia, Doutor!

    Meu pai sofre com a Cefaléia em Salvas, e nunca ví um ser humano ter uma dor tão insuportável.
    Gostaria de saber se tem como o senhor consulta-lo por email ou outra forma, pois somos de Salvador – Ba.

    Grato.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Dalmacir,
    Infelizmente não existe esta modalidade de consulta por e-mail, além de ser proibido pelo conselho federal de medicina é muito temeroso visto que sem o exame físico pode-se cometer graves erros. Estou à disposição caso necesite ou então visite o site da SBCE (Sociedade Brasileira de Cefaleia) e encontre um profissional próximo a sua cidade.
    Att

    Responder

  19. Edson Moreira de carvalho permalink

    Eu tenho exaqueca e ela fica quase um mes, e normal. brigado

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Edson,
    Não é normal. A dor crônica deve ser investigada e tratada. Evite o abuso de analgésicos que é a principal causa da piora e cronificação.

    Responder

  20. Gislane permalink

    Dr. Henrique, minha mãe está com 65 anos e tem tido crises de aura com muita frequência. (Na juventude eram espaçadas).As crises tem aumentado nos últimos tempos. Sente-se enjoada após. Desejamos procurá-lo o mais rápido e gostaria de obter um retorno. (Atualmente, após menopausa, auras sem dores de enxaqueca.) Podemos procurá-lo? Obrigada, Gislane

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Gislane,
    Embora exista aura migranosa sem dor esta entidade é muito rara. Realmente sua mãe necessita de uma investigação apropriada. Estou à disposição caso necessite.
    Att

    Responder

  21. AFONSO CARLOS G. MORAIS permalink

    Dr. Henrique bom dia;

    Sinto constantes dores de cabeça!
    Com frequencia a dor é atras da cabeça na nuca do lado direito.(obs-quando toco no local atras da orelha sinto onde tem maior intensidade da dor, se faço uma massagem no momento ela dimniui).
    Com isto a minha pressao altera frequentemente ( aumenta e diminui). As vezes tb quando estou com dor de cabeça a pressao esta normal.
    Ocorre com frequencia a noite e logo pela manhã!
    Causando falta de ar as vezes.
    Ja fui ao medico nos momentos que a pressao aumentou. sEM DIAGNOSTICO, DIZEM QUE DEVO PROCURAR UM ESPECIALISTA.

    O pode ser?
    Qual clinica médica/profissional devo procurar?

    Atenciosamente,

    Afonso Carlos 13/11/2012

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Afonso,
    Há diagnósticos diferenciais que devem ser investigados. O profissional mais adequado é o neurologista de preferencia especialista em dores orofaciais. A disfunção temporomandibular (DTM) também deve ser avaliada.
    Atenciosamente,

    Responder

  22. Sidineia De Oliveira Alves Silva. permalink

    Bom dia Dr.
    Estou muito preocupa com minhas filhas, pois eu ja convivo com as crises de enxaqueca a mais de trinta anos, e minhas filhas de 18 e 20 anos, estão apresentando quadros de enxaqueca. A mais nova é a que mais sofre, elas estão na faculdade e não disponho de muitos recursos para tratamentos particulares. moramos no interior e aqui as possibilidades de um tratamento são de quaze zero. peço-lhe encarecidamente se há alguma coisa que o senhor possa fazer para nos ajudar,ja fiz todo tipo de tomografia e não encontramos nada. por favor me oriente. obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Sidnéia,
    Há tratamentos preventivos que podem ser prescritos por médicos do SUS e programa de saúde da família. Discuta com eles esta possibilidade. Informe que não quer um tratamento na hora da dor e sim um PROFILÁTICO. Caso necessário pode repassar o endereço do site para que eles entrem em contato comigo e possamos discutir e tirar dúvidas.
    Espero poder te ajudar. E nunca perca suas esperanças e vontade de resolver o problema.
    Atenciosamente,

    Responder

  23. PRISCILA permalink

    DR.HENRIQUE E NORMAL SENTIR DOR DE CABEÇA CONSTANTE DEPOIS QUE BATI A CABEÇA JA FIZ TOMOGRAFIA E NAO CONSTOU NADA JA FIZ FUNDO DE OLHO TAMBEM NAO CONSTOU NADA ,AGORA FAÇO ACOMPANHAMENTO MEDICO COM UM NEOROLOGISTA DO HOSP SOCOR , VENHO TOMANDO NORTRIPITILINA MAS NAO RESOLVE JA TIVE ATAQUES DE SINDROME DO PANICO E ANSIEDADE QUE DISPARA O CORAÇAO CHEGUEI A TOMAR O MEDICAMENTO SERENATA 50 MG PARA PARAR DE DISPAR O CORAÇAO ,PORQUE E UMA DOR DE CABEÇA QUE PARECE QUE TEM ALGO APERTANDO MINHA CABEÇA E O CORÇAO DISPARA PARECENDO QUE VAI SAIR PELA BOCA , EU NUNCA TIVE TANTA DOR DE CABEÇA EU NEM SABIA O QUE ERA AGORA E TODO DIA EU SO TENHO 23 ANOS E PARECE QUE JA TENHO 100 ANOS DE IDADE TEM ALGUM EXAME QUE VOCE ME RECOMNEDA PEDIR O MEU MEDICO PARA AJUDAR NO TRATAMENTO QUE NAO ESTA RESULTANDO EM NADA .

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Priscila,
    Revele isto ao seu médico, discuta possibilidades de alteração de drogas e auxílio psicilógico.
    Estou à disposição.
    Atencisamente,

    Responder

  24. Nilvaniele souza fernandas permalink

    Dr. Henrique carneiro

    tenho uma dúvida sobre enxaqueca .
    Tenho enxaqueca desde de criança quando descoberto, hoje tenho 23, quando me ataca a enxaqueca vem com dormência no corpo e ataca com duas vezes em seguida , gostaria de sabe se isto faz parte da enxaqueca. Quando mas nova só atacava com a cegueira é muita DOR de cabeça é vomito. GOSTARIA DE SABER SE ESSAS REAÇÕES SÃO NORMAIS A RELAÇÃO A ENXAQUECA.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Nilvaniele,
    Isto é comum. A aura da enxaqueca (sintomas que antecedem a dor) podem se do tipo visual, sensitivo com perda de força e até mesmo com alteração da personalidade. Quando a dor está presente ela dura de 4 a 72 horas, isto é de um a três dias consecutivos.
    Atenciosamente,

    Responder

  25. VIRGINIA permalink

    DR.
    NAO SABEMOS MAIS A QUE RECORRER.
    MEU ESPOSO TEM DORES DE CABEÇA A ANOS E JA FEZ TOMOGRAFIA, RX, E VARIOS OUTROS EXAMES E NAO CONSEGUE DESCOBRIR O QUE. NEUROS DIZEM SER ENXAQUEQUA, MAS A SITUAÇÃO ESTÁ MUITO PREOUCUPANTE POIS ELE SENTE DORES FORTISSIMAS POR 3 A 4 DIAS NA SEMANAS E TEM AUMENTADO MUITO, ELE INCHA O ROSTO… NAO CONSEGUE FAZER NADA DEVIDO AS DORES.

    JA TOMOU VARIOS REMEDIOS E NADA O ULTIMO AGORA É O NARAMIG, MAS NAO RESOLVE….
    O POSSO DAR A ELE P TOMAR/

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Virgínia,
    Antes de medicar é interessante fazer o diagnóstico correto entre os 153 tipos existentes de dor de cabeça. Evite analgésicos e concentre-se na prevenção e tratamento com equipe multidisciplinar.
    Atenciosamente

    Responder

  26. emerson fonseca permalink

    Dr, boa noite eu tenho uma,dor de cabeça insuportavel.Por favor me ajude.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Emerson,
    Dores de cabeça tem solução, geralmente preventivas. Consulte um neurologista e siga as instruções. Procure um filiado à Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCE) em sua cidade.
    Atenciosamente,

    Responder

  27. LILIANE MATOS permalink

    meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com enxaqueca desde os 3 anos. E comum enxaqueca nesta idade??

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Liliane, coincidentemente hoje falarei no jornal do meio dia sobre este tema na rede Minas de televisão caso tenha mais interesse.

    Contudo, dor de cabeça também é um problema de criança. Ela pode estar associada a vários fatores, mas existem algumas atitudes legais para evitar esse mal: prática de esportes, alimentação saudável, muito carinho da família e tomar cuidado para não ficar sem se alimentar por longos períodos. No Brasil, estudos revelam que cerca de 82% das crianças e adolescentes sofrem dor de cabeça pelo menos uma vez no período de 12 meses. E ela não está associada a nenhuma outra doença. A própria dor de cabeça já é uma doença. Essas dores são, geralmente, hereditárias. Isso significa que mais alguém da família tem ou teve esse problema. Os pais devem confiar no médico e seguir as orientações quanto aos cuidados com remédios. Também é preciso observar quando e como essas dores de cabeça acontecem.

    Remédios sem a indicação do médico podem aliviar as dores, mas também podem piorar as cefaléias. É importante que a criança sempre relate as dores para os pais, sem usar isso como forma de chamar a atenção. “Toda queixa de dor deve ser levada em consideração. Porém é muito importante a atenção dos pais quanto à supervalorização dos sintomas. Muitas vezes, a criança pode se queixar para conseguir alguma outra coisa. É função do neurologista, juntamente com os pais, saber fazer essa distinção”. A cefaléia pode comprometer a qualidade de vida da criança, principalmente prejudicando o rendimento escolar e as funções emocionais, mas é importante que essa criança leve uma vida normal. “Não existe fórmula mágica para evitar as dores de cabeça. Mas se pudéssemos evitar as situações de estresse e ansiedade, provavelmente eliminaríamos mais de 90% das ocorrências de cefaléia. O mais importante é saber que a felicidade é o melhor remédio”.

    Para evitar a dor de cabeça:

    Passear com a família, brincar, dormir na casa de amigos, praticar esportes, conversar com os pais; – Fazer exercícios de relaxamento, em casa, com a participação da mamãe ou
    do papai;
    Ter um ambiente tranquilo dentro de casa;

    Se você tiver dor de cabeça, siga algumas dicas importantes:

    Prestar atenção em que momentos a dor aparece (se é na escola, em casa, antes de período de provas, durante a manhã ou à tarde, no dia que não dormiu ou não comeu bem, no período de menstruação nas meninas);
    Prestar atenção se a dor aparece quando come determinados alimentos, como chocolate, leite, enlatados, embutidos ou quando sente cheiros fortes, como perfumes, e produtos de limpeza.

    Responder

  28. Tayanra Oliveira permalink

    Ola
    Dr.Henrique Carneiro,
    Tenho enxaqueca e gostaria de saber se existi algum tipo de anticoncepcional que eu possa tomar.
    Obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Taynara,
    Existem vários anticoncepcionais que podem ser utilizados. Eles nem sempre piorama a dor. Em alguns casos podem até melhorar !
    O cuidado que se deve ter é em relação à enxaqueca com aura (sintomas que precedem as crises tipo pontos luminosos, perda de força ou visão…). Enxaqueca, cigarro e anticoncepcional juntos aumentam 18 vezes o risco de acidentes vasculares cerebrais nos casos com aura. Discuta com seu médico e escolha o melor método.
    Atenciosamente

    Responder

  29. Rosane permalink

    Faço tratamento para enxaqueca usando Depakote 250mg 2 x ao dia e Tryptanol 25 mg a noite.Meu médico já tentou várias vezes retirar as medicações ,mas as dores voltam.Terei que tomar remedios o resto da vida?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Rosane,
    Nem sempre. O mais importante são as medidas não medicamentosasa que seu médico deve ter orientado. Assim, é possível retirar gradativamente a prevenção em pacientes com controle adequado.
    Atenciosamente,

    Responder

  30. Renata permalink

    Boa tarde,
    Estou grávida (segunda gravidez) e sempre tive dor de cabeça, desde a primeira. Tem alguns dias que a dor de cabeça se intensificou. Os analgésicos convencionais não funcionam e tenho crises de dor de cabeça ao longo do dia. Não estou com problema de pressão e a gravidez está normal. Fico sem saber se procuro ajuda ou se tenho que esperar o bebe nascer, tendo em vista que grávida possui diversas restrições de remédio.

    Obrigada,
    Renata

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Renata,
    Desculpe-me a demora na resposta mas ficará registrado aqui para ajudar os próximos. A gravidez realmente é uma época especial e a enxaqueca pode piorar durante os três primeiros meses e do quarto ao nono geralmente há uma melhora significativa. Oriento o tratamento somente após o termino da amamentação. O que é o melhor é a prevenção prévia à gravidez para que os primeiros meses sejam sem dor.
    Atenciosamente,

    Responder

  31. Gabrielle Vieira permalink

    queria saber onde vc atende e quanto é sua consulta, obrigado !

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Gabriele,
    A clínica está localizada no Life Center em Belo Horizonte. Quaisquer informações favor entrar em contato (31) 32839602.

    Responder

  32. Aline Ribeiro permalink

    Olá Dr. Henrique!
    Já fui sua paciente a alguns anos atrás, fizemos um tratamento para enxaqueca com um medicamento manipulado que eu tomava duas vezes ao dia. Há mais ou menos um ano eu voltei a ter enxaqueca com muita frequência, estou tomando uma caixa de Naramig por semana, ás vezes duas. Bom, hj eu possuo plano de saúde da Unimed e como sei que o Sr. não atende convênio, gostaria de saber se pode me indicar algum neurologista que seja bom para casos de enxaqueca.
    Desde já, muito obrigada!
    Aline.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Aline,
    Há bons médicos neurologistas no seu plano. Acredito que agora já ciente do tratamento e no segundo episódio de piora sua resposta será ainda mais significativa que a primeira vez.
    Atenciosamente,

    Responder

  33. Fernanda Michele permalink

    Dr. Minha cabeça dói todos os dias, peço a Deus todos os dias pra não me levar; estou muito preocupada por que tomo muito remédio,já tomei vários remédios e não resolveu,tem mais de 10 anos que tenho dor de cabeça,agora estou tomando um Naramig e 2 Nesaldina de uma vez todos os dias, sempre acordo com dor de cabeça antes das 7:00 já tomei e a tarde ou anoite volta a doer tomo mais 2 nesaldina. Dr. tenha misericórdia de mim.Não descobrir nenhum médico que me ajuda na minha cidade.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Fernanda,
    Procure um profissional da Sociedade Brasileira de cefaleia em sua cidade (SBCE.med.br)
    Caso seja necessário estou à disposição.
    Atenciosamente,

    Responder

    Anna Bertolucci Responder:

    Fernanda Michele e Dr. Henrique, desculpem-me entrar no questionamento que a Fernanda fez especificamente ao doutor, mas é que tive problema semelhante ao dela e hoje estou curada. Durante mais de 5 anos tinha dores de cabeça todos os dias. Acordava com dores de cabeça. Tomava 2 neosaldinas já de manhã e também à tarde, enfim, passava mal o dia inteiro. Não conseguia entender a causa. Fiz vários exames, fui em muitos médicos e nada fazia com que passasse aquele mal estar. Até que um dia, por minha conta, passei uma tarde procurando na internet alguma solução, e num site encontrei algo sobre a função do fígado no corpo (em sites que explicam o que é a medicina chinesa) e resolvi procurar um bom acupunturista. Confesso que nunca, antes, havia sequer acreditado nesse tipo de solução, fui porque não suportava mais as dores. A minha surpresa foi que no mesmo dia em que fiz a acupuntura já senti um alívio enorme na cabeça, como se tivessem tirado com as mãos aquele peso que eu tinha. Aí passei a fazer o tratamento com acupuntura. Em pouquissimo tempo não senti mais nada e hoje tenho uma vida saudável. Portanto, mesmo sem deixar de lado a medcinia que conhecemos, procure informações a respeito da medicina chinesa e procure ajuda nesse sentido. Pode ser que vc se dê bem nesse sentido, como foi o meu caso. Boa sorte.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Anna,
    Obrigado por sua participação!
    Realmente a acupuntura já foi reconhecida pelo conselho federal de medicina. Há controvérsias quanto a sua eficácia em enxaqueca, porém é inegável que as pessoas onde a ansiedade é fator desencadeante têm uma boa resposta. Quanto ao fígado existe um MITO que devemos explicar. A enxaqueca não tem causa no fígado e não é por isto que há alguns alimentos desencadeantes ou que vomitamos durante as crises. Há um desequilíbrio de neurotransmissores (substâncias que comunicam os neurônios) e o responsável por estes sintomas se chama dopamina.
    Que bom que você está bem e espero que tenhamos sido úteis aos demais.
    Abraço,

    Responder

  34. ana cristina santos guidini permalink

    o dia nacional da cefaleia acabou? minha filha aos 16 anos sofre com dores de cabeça todos os dias e as vezes ja acorda com ela ja fiz nela tomografia e raio x mas não deu em nada não aguento + ter que pagar consultas particulares pois em minha região q é ribeirão das neves a consultas exames e retorno so acontece com intervalos de 1 ano entre eles,a secretaria de saude não marca daqui naão marca par belo horizonte, por isso esse meu desespero de saber o q essa menina tem, ela em plena juventude não tem muita alegria e vivacidade de uma adolescente de sua idade, me ajudem por favor, como posso consultar neste ambulatorio da santa casa? talvez com ajuda do senhor, doutor eu consiga, me ajudem!!!!! obr.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ana Cristina,
    O ambulatório da Santa Casa possui marcações somente pelo SUS de pacientes que são direcionados pelos postos de saúde. Apesar de ser coordenador deste serviço não tenho meios para ajudá-la no momento.
    Estou à disposição caso necessite,
    Atenciosamente

    Responder

  35. Gostaria de uma ajuda. Os médicos diagnosticaram que tenho cefaléia tensional crônica. Minha dor é diária e o tempo todo, oscilando apenas na intensidade mas nunca fico sem dor a muito tempo. (10 Anos). Já tomei dezenas de remédios, anticonvulsivantes, antidepressivos, ansiolitios, antiinflamatorios, preventivos, e analgésicos, sendo que o último que tenho tomado é o DIMORF 60 LC que alivia mas não elimina a dor. Apliquei o Botox 3 x. Minha qualidade de vida tem reduzido cada vez mais, trabalhar tem sido um grande desafio e divertir nem se fala. O que vocês podem orientar-me a fazer? Não sei mais o que fazer e já tomei uma infinidade de medicamentos.
    Aguardo sua ajuda e muito obrigado desde já.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Marcelo,
    Desculpe-me a demora para resposta.
    Seu relato é comum em consultório mas paradoxal. A cefaleia do tipo tensional (se este for realmente seu dagnóstico) não possui indicação para o tratamento com o Botox que atua exclusivamente na enxaqueca crônica. Sugiro rever o diagnóstico e caso se confirme há alternativas cientificamente comprovadas para o tratamento preventivo.
    Atenciosamente

    Responder

  36. Reinilda da Rocha Madureira permalink

    Dr.,
    meu filho tem apenas nove anos e sente dor de cabeça desde os quatro. . Já fez exames como: tomografia, eletroencefalograma, ressonância e oftalmológico. Foi diagnosticado como enxaqueca e o médico receitou hidantal. Ultimamente a dor tem sido mais intensa e frequente. devo procurar uma clinica especializada? Moro no interiore não conheço nehuma
    aguardo resposta

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Renilda,
    Acredito que deva procurar sim um tratamento especializado.
    O hidantal é uma boa droga para outros fins, mas não há eficácia comprovada no tratamento da enxaqueca.
    Atenciosamente

    Responder

  37. Polynne permalink

    Olá! Gostaria de saber qual é o valor da sua consulta? Aguardo resposta. Desde já obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Polinne
    Peço que entre em contato pelo número (31) 32839602
    Att

    Responder

  38. Soraya Miranda permalink

    Gostaria de saber se o Doutor atende pelo plano da Unimed

    Queria marcar uma consulta
    Obrigada

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Soraya,
    Infelizmente não atendemos a convênios de saúde na Clínica da Dor de Cabeça de BH.
    Att

    Responder

  39. Graça Torres permalink

    Dr. Henrique, boa tarde!
    Fui acometida pelo Herpes Zoster em 17/05 na regiao da cabeça e pálpebras. Fui orientada a tomar o aciclovir durante 10 dias e atualmente passo uma pomada Penvir na testa para acelerar a cicatrização. Hoje quase nao tenho as marcas, mas a região afetada está dormente e coça. Existe algo que possa ser feito para acelerar esta sensação? Algum exame para verificar a inflamação no nervo afetado? Quanto tempo devo ficar com este sintoma? Estou tomando à critério do dermatologista o Tryptanol.
    Obrigada!
    Graça

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Graça,
    O tratamento é este mesmo.
    O uso do Tryptanol deve seguir a melhora dos sintomas.
    Há uma entidade que se chama de Neuralgia pós Herpética que pode causar dor crônica e duradoura, mas também há alternativas.
    Espero ter sido útil.
    Att

    Responder

  40. Tercio Felipe Alves Filho permalink

    Dr. Henrique: Li seu artigo, publicado no Correio Braziliende de 18/04, sobre botox x encaqueca. Gostaria que me recomendase algum especialista em Brasília, que faça a aplicação do botox, para enxaqueca, da mesma maneira que o Senhor faz. Pode me indicar algum?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Tércio,
    Desculpe-me a demora.
    Favor verificar se encontra a Dra. Patrícia

    Sepsul Eq 714914 Conjunto C, 30 – Sala 227
    Asa Sul – Brasília/DF
    CEP: 70390-145
    Telefone(s): 32429496

    Att

    Responder

  41. ariete aciole permalink

    Por favor mim ajude, comecei a fazer o tratamento com egide e soube que ele interfere na eficacia dao anticoncepcional, não tem nenhum que posso associar com o topiramato que seja eficaz??

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ariete,
    O topiramato interfere nos atinconcepcionais orais somente em doses superiores a 200 mg/dia.
    Atenciosamente

    Responder

  42. Talita Rodrigues permalink

    DR. tenho enxaqueca desde criança, fiz tratamento com neurologista e a quase dois anos não tinha dito crise, tinha apenas dores que até então era suportável, essa semana tive uma crise que nunca havia sentido dor assim, doi na nuca, em cima dos olhos, do lado esquerdo da face e a cabeça oca,uma dor que pulsa, vontade de dar um tiro de tão forte, tomei medicamento no hospital, mas não adiantou estou desesperada com essa dor, aliviou um pouco mas ainda não consigo voltar ao meu cotidiano. Tenho 27 anos, faço faculdade de Direito estou no 9°, os medicos disseram que é uma simples enxaqueca, já não sei o que faço.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Talita,
    Toda dor que apresenta características diferentes das anteriores ou que seja a pior dor da vida deve ser investigada e afastaadas outras causas com exames adequados. Após afastadas outras causas existem tratamentos eficazes e específicos para enxaqueca. Atenciosamente

    Responder

  43. alciene martins permalink

    DR.HENRIQUE sinto fortes crises de enxaquecas como fazer pra me livrar dessa dor .ja nao sei mais que medicamento tomar pra aliviar essa dor ,me ajude por favor.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Alciene,
    O abuso de analgésicos não é bom e inclusive piora sua dor. Procure atendimento para um tratamento preventivo adequado. Atenciosamente

    Responder

  44. carlos henrique costa permalink

    dr. eu posso tomar o rivotril e quando estiver com dor de cabeça posso administrar o cefaliv, pois eu as vezes tnho enxaquecas e cefaleias

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Carlos,
    Não há como responder para isto seria necessário consultá-lo. Discuta a possibilidade junto ao seu médico.
    Att

    Responder

  45. Lucinéa permalink

    Bom dia Dr. Henrique, estou lhe escrevendo com uma tristeza muito grande, pois não consigo ver tamanho sofrimento do meu irmão e não conseguir ajudar a resolver o problema dele, pois ele já fez vários tratamentos para cefaléia salvas com neurologistas do hospital são Lucas onde já ficou internado por uma semana e fez todos os exames possíveis, resonância magnética 2 vezes, exames sangue, etc… já ficou várias vezes no oxigênio no hospital São Lucas , porém as crises não melhoram. Hoje ele trata com um médico do hospital do Barreiro em BH agora eu não tenho o nome do médico.Ele tem fotofobia, ardor nos olhos, lacrimejamentos, inchaço nos olhos, ele tem crises fortíssimas, agora o neurologista que o acompanha disse a ele para procurar o hospital das clínicas para que uma junta médica consiga achar um tratamento. Devido a burocracias do SUS tem um encaminhamento para uma central de marcação que não encaminhou ainda para o hospital das clínicas tem quase um ano que ele sofre, peço sua orientação.Meu irmão tem plano de saúde da santa casa por favor me ajude a ajudá-lo para um tratamento correto.Obrigado Doutor.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Lucineia,
    Sei que a cefaleia em salvas (se este for o diagnostico)é terrível. Estou à disposição se necessitar, porém não sou filiado a nenhum plano de saúde. Caso seu irmão seja referido para o ambulatório do SUS da Santa Casa ele será atendido pela minha equipe e a conduta passará por minha orientação. Atenciosamente,

    Responder

  46. Bom dia Dr Henrique,estou eu aqui novamente em busca de ajuda .Não aguento mais sentir dor isso é insano e está me deixando insana também,não tem remedios que eu tome durante uma crise de dor que corte a mesma.a ultima durou maisde 4 dias passei o carnaval sentindo dor,e meu neuro que o Dr conhece me proibiu de tomar qualquer analgesico.Isso é desumano,sei que nao faz muita diferença,mais tenho que tentar alguma coisa se nao enlouqueço na hora da crise.Agora ele me passou um e-mail e disse que eu tenho indicaçao para o botox ,mais acredito que em Juiz de Fora ainda nao fazem .E a 1° lugar que vi falar do tratamento com soluçao butolinica foi no seu site,gostaria de saber maiores informaçoes ,se possivel.Obrigada.
    Angelica Doriguetto Belluzzo

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Angélica,
    A Toxina Botulínica (Botox) é uma boa opção no tratamento de casos selecionados de Migrânea Crônica. O sucesso para o tratamento está na indicação correta e na boa técnica de aplicação. Realizamos o procedimento aqui na clínica rotineiramente mas sempre com indicação MUITO precisa. Discuta com seu médico sobre a aplicação e estou à disposição para dúvidas caso necessite.

    Responder

    angelica doriguetto belluzzo Responder:

    Boa tarde Dr.henrique, bom segundo o medico o qual eu tratava tenho indicaçao,sim para soluçao butulinica.Só que me disse que teria de ficar 30 dias sem fazer uso de qualquer uso de analgesico se nao o tratamento nao poderia ser realizado e nesse meio tempo tive uma crise como nunca tive.Nao só foi necessario tomar medicaçao na veia como tbm internaçao,de tao intensa e longa.Enfim o que gostaria de saber mesmo é com relaçao a esse periodo sem analgesicos,e pq?Estou disposta a enfrentar qualquer tipo de tratamneto desde que proporcione um pouco mais de vida normal.Porque viver assim nao é vida!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Angélica,
    O uso da toxina botulina tipo A é uma opção para o tratamento da migranea (enxaqueca) crônica. O abuso de analgésicos realmente pode prejudicar o tatamento, mas não há contra indicação literal para a aplicação nestes casos. Espero ter sido útil e estou à disposição.

  47. Tiana permalink

    Olá doutor.Estou feliz ;sabe aquela dor diária chata?
    Desapareceu.Completam hoje sete dias que estou em um mar de rosas.Vc acertou.Grata.Bjs

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Tiana,
    Que boa notícia.
    Fico feliz com seu sucesso!

    Responder

  48. Claudia Walkiria Faria de Souza permalink

    Doutor a minha mãe já passou por vários neurologista e continua com dores muitos fortes frequentemente, Ela atualamente está tomando remédios manipulados só que a dor não passa. Somos de Chapada dos Guimarães MT e gostaríamos de ver a possibilidade de sermos atendidos. Poderia passasr para o senhor a composição manipulada que ela está tomando mas que não há melhoras.
    Obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Cáudia,
    Fico à disposição para esclarecimentos.
    Caso necessite agendamento favor ligar para 31 32869602 e falar com a Sra. Juliana.
    Atenciosamente

    Responder

  49. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Caro Moacir,
    O sucesso para o tratamento é o diagnóstico correto.
    A cefaleia em Salvas tem um comportamento bem diferente das outras dores de cabeça e por isso o tratamento tem que ser diferente. Estou à disposição caso necessite.
    Atenciosamente

    Responder

  50. Moacir Versiani permalink

    Boa tarde, doutor. Meu nome é Moacir sofro de dores de cabeça a pelo menos três anos, são os mesmos sintomas que descreve a cefaléia em salvas, que li do senhor. Já fui a vários médicos e eles nunca me deram um diagnóstico e já me passaram diversos remédios que nunca me ajudaram.Eu tomo dipirona e alivia, depois de 6 horas volta a dor. Gostaria de uma orientação do senhor.

    Obrigado.

    Moacir

    Responder

  51. Fabio permalink

    DRºHENRIQUE, GOSTARIA MUITO DE UMA OPINIÃO SUA.
    FAÇO ACOMPANHAMENTO COM NEUROLOGISTA AQUI DE UBERLANDIA TENHO CEFALEIA EM SALVAS, E NAO ESTOU EM CRISE ESTOU TIRANDO OS MEDICAMENTOS QUE USAVA(DEPAKOTE,DECADRON E O ULTIMO CARBONATO DE LITIO) O NEUROLOGISTA ME DISSE QUE IREI CONTINUAR TOMANDO O CARBONATO DE LITIO PARA SEMPRE COMO PREVENTIVO TENHO MEDO DAS REAÇOES NO MEU ORGANISMO COM ESSE MEDICAMENTO.
    SEI QUE TENHO Q CONVIVER COM ESSA DOR EM MINHA VIDA POR ISSO TENTO PRESERVAR MUITO MEU ORGANISMO PARA NAO TOMAR ANALGESICOS E PSICOTROPICOS ERRADO.
    NA SUA CLINICA TEM ALGUM TRATAMENTO OU MEDIDAS DE PREVENÇAO POIS NECESSITO DE UM ACOMPANHAMENTO CORRETO.
    AGUARDO UM RETORNO

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Fabio,
    O período ativo da cefaleia em salvas é de 3 meses em média, porém cada paciente responde de uma maneira particular. Não considero o uso initerrupto do Carbonato de Lítio nos meus pacientes.
    Estou à disposição.
    Atenciosamente,

    Responder

  52. Lilian Melo Silva permalink

    Tenho 32 anos já fiz tratamentos e tomei varios remedios q não deram nehum resultado na enxaqueca q persegue, sofro muito com essas dores de cabeça, 1 semana sem dor 15 dias com dor, por ultimo agora estou em tratamento com homeopatia, estou fazerndo acupuntura já tem uns 7 meses.Me ajuda se tiver algo novo para fazer.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Lilian,
    Sempre há medidas farmacológicas e comportamentais para aliviar as dores crônicas.
    Estou à disposição,

    Responder

  53. Fátima Elizabeth Dutra de Medeiros permalink

    05 de dezembro de 2011

    Dr. Henrique, bom dia.
    Há cinco meses que faço tratamento com Dr. Djacir Dantas de Macedo, então, estou com o médico certo.Obrigada por sua atenção, por essa luz em minha vida ,porque viver com dor de cabeça todos os dias não se vive se passa. Nós que vivemos assim, precisamos de uma esperaça,de alguel de nos ouça, nos entenda. Obrigada por ler e respoder os meus comentários.
    Deus te abençoe e te ilumene.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Eu que agradeço Fátima.
    Seu tratamento dará resultado.
    Está em ótimas mãos.

    Responder

  54. preciso urgente de pelo menos amenizar a minha dor de cabeca e milagre o dia que nao tenho dor,ja fiz todos os tipos de tratamento nao suporto mais viver com dor obrigada,,,

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Edna,
    Entendo seu sofrimento.
    Estou à disposição.
    (31) 32839602

    Responder

  55. Isadora permalink

    estou tomando o remedio égide topiramato para enxaqueca a uma semana.. e tomo anticoncepcional harmonet a seis meses.. gostaria de saber se o remedio pra dor corta o efeito do anticoncepcional. aguardo sua resposta.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Isadora,
    O topiramato tem influência em anticoncepcionais orais quando acima de 200mg/dia dose que não é atingida normalmente no tratamento das enxaquecas. Contudo discuta com seu médico sobre isto.
    Estou à disposição.

    Responder

  56. Alândia Kelly Calvet da Silva Reis permalink

    Dr. Henrique, Bom dia
    tenho dores de cabeça desde minha adolescência, sempre comprometendo tudo. já fiz varios tratamento, tenho 42 anos. PASSEI UM BOM TEMPO TOMANDO analgesicos, hoje ainda tomo menos, mas ainda sinto, principalmente qdo saio na rua pra resolver algo, volto com muita dor e qdo faço afazeres domesticos ou quando me preocupo com alguma coisa, não consigo controlar, sempre me impedindo de trabalhar ou de me comprometer com algo, por favor Dr. Henrique, me ajude

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Alândia,
    Seu caso é comum na rotina do cefaliatra. Nestes casos há de se fazer a diferença entre cefaleia do tipo tensional crônica e enxaqueca. Procure atendimento para tratamento preventivo e EVITE o abuso de analgésicos.
    Espero que tenha sido útil e estou à disposição.

    Responder

  57. Fátima Elizabeth Dutra de Medeiros permalink

    Dr. Henrique, boa noite.
    Venho com dor de cabeça há um ano .
    Resido no interior do RN a 300km da capital, já passei por dois neurologista e o segundo deu-me o diagnostico de cefaleia tensional crônica diária.Estou em tratamento há dez meses, onde já passei por várias medicações sem nenhum sucesso. Há dois meses estou tomando o medicamento:ÉGIDE(topiramato). Espero um parecer do senhor.
    Obrigada pela atenção

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Fátima,
    Deve ser melhor investigado o seu caso visto que o topiramato é utilizado como profilaxia da enxaqueca.
    Sugiro que procure o DR. Djacir Dantas Pereira De Macedo que é membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia e atende em Natal.
    (R. Tuiuti, 171 Petrópolis 59014-160 Natal RN / Telefone: (84) 202-2977)
    Atenciosamente

    Responder

  58. Josy Araujo permalink

    Boa tarde Doutor,
    Tenho sentido dor de cabeça há 5 dias…vem com enjoou, e teve até aumento subito da pressão arterial…fiquei c/ medo de AVC, o senhor me recomenda um clinico ou um neurologista? já que fiz um eletro há 2 meses qd fiz uma cirurgia de hernia umbilical e deu tudo normal… é possivel que esta dor de cabeça seja efeito da anestesia raque que tomei? fui furada várias vezes e não pegou…teve que dar anestesia local no final…aguardo sua resposta.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Josy,
    Esta dor não parece ter relação com a anestesia. Procure um neurologista.
    Estou ã disposição,

    Responder

  59. claudia permalink

    como diferenciar a dor de cabeça da sinusite e da enxaqueca?qual ma diferença?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cláudia,
    Obrigado por seu comentário, vide na sessão mitos e verdades:

    “A dor de cabeça crônica pode ser devido a sinusite”.
    Esta é uma questão que está presente até mesmo no meio médico. É um mito porque as sinusites não causam cefaléias crônicas e sim agudas. Para se diagnosticar sinusite geralmente o paciente está prostrado, com febre, secreção nasal e dor frontal e nos dentes. Quando estes sintomas melhoram a dor também se vai. A sinusite não ocorre várias vezes ao mês e a sinusite crônica não agudizada não causa cefaléia. Um estudo americano mostrou que 90% das pessoas que se autodiagnosticavam como tendo dores de cabeça decorrentes de sinusite na verdade tinham enxaqueca. Assim temos uma frase em cefaliatria: “If it’s sinus is migraine” em português : Se é sinusite é porque é enxaqueca!.

    Responder

  60. OLÁ DR. HENRIQUE VENHO ATRAVÉS DEST COMENTÁRIO BUSCAR UMA ALTERNATIVA….
    FAÇO TRATAMENTO COM NEUROLOGISTA A MAIS DE 3 ANOS E ATÉ HOJE NÃO ENCONTREI SOLUÇÃO ALGUMA, POIS TOMEI UMA SÉRIE DE MEDICAMENTOS ( CEFALIUM,NARAMIG,AMATO,FLUNARIZINA,
    DEPAKENE,ENXAQ,CAFI-LISADOR,NAPROXENO,IBUPROFENO,
    AMITRIPTLIN, E VÁRIOS OUTROS).PORÉM FIZ VÁRIOS EXAMES OS RESULTADOS FORAM TODOS NEGATIVOS…
    PRECISO REALMENT DE UMA LUZ…. POIS JÁ ESTOU DESANIMANDO… PRECISO MUITO DE UMA RESPOSTA!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Marina,
    Volto a repetir que o diagnóstico correto é o ponto mais importante do sucesso do tratamento. No seu caso é necessário uma consulta para depois individualizarmos seu tratamento. Estou à disposição,

    Responder

  61. Eliana permalink

    bom dia Dr Henrique!

    A mto tempo convivo com uma dor de cabeça que me leva a loucura.
    qdo começa a tendencia é so aumentar, causa vomitos , mal estar, etc..
    frequentemente sinto dor em partes, somente em um lugar. tenho medo pq na minha familia teve casos de cancer e eu tenho medo de fazer um exame mais a fundo.

    o que o senhor acha?

    desde ja agradeço a atençao.

    Eliana

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Eliana,
    Toda dor que se inicia recente ou tem suas características alteradas deve ser investigada. Procure seu médico. Atenciosamente.

    Responder

  62. sebastiao pereira machado permalink

    dr qual o medicamento devo usar para enxaqueca ?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Sebastião,
    É muito difícil generalizar. O principal é o diagnóstico correto e tratamento preventivo caso seja necessário.
    Atenciosamente,

    Responder

  63. sirlene aparecida cabral permalink

    Oi Dr. Henrique: tenho uma dor de cabeça que esta me prejudicando muito no meu dia a dia,ela doe na nuca do lado esquerdo,ela doe se como alguma coisa que não tenha importacia como uma salada,ja fiz varios exames como tomografias,ressonancias,angioressonancias,tomografia do trigemeo,em nenhuma delas deu nada,ai eu tomo dorflex,sedalex,torsilax,pois não suporto a dor,tambem tomo remedios para combater a depressão que e a forma setralina de 100mg e ansiolitico o rivotril de 2,5mg, 15 gotas a noite,tenho intolerancia a lactose e a trigo se como algum alimento derivado de ou de outro a dor de cabeça vem forte,ja não sei mais o que fazer pois se como passo mal e se não tambem passo mal,talvez o senhor com sua vasta experiencia possa me ajudar de alguma,tenho 62 anos,sou ativa em minha vida mais não gosto de atividade fisica,se eu fizer atividade fisica pode ajudar em algum momento,obrigado.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Sirlene,
    A atividade física é sempre EXCELENTE para quem tem dor de cabeça. Discuta com seu médico a possibilidade do uso de um antidepressivo que tenha bom efeito também na enxaqueca no lugar da sertralina.
    Atenciosamente,

    Responder

  64. DR. Henrrique Carneiro, bom dia estou enviando esta mensagem para o senhor que descobri que sou mais na lista de varios paciente, descobrià pouco que estou com esta doença sou de catanduva sp, estou passando pelo medico neurologista mais acho que ainda não conseguiu diagnosticar o meu problema ele me pediu para depois do feriado que fizesse uma ressonançia maguinetica para descobri de onde vem esta dor absurda,todos os meus sintomas são da cefaleia em salvas. obrigado atenciosamente.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Fernando,
    Fico feliz que tenha diagnosticado seu problema. Na sua cidade possui excelentes neurologistas. Procure a Dra. Eliana Melhado que é especialista no assunto.
    Atenciosamente,

    Responder

  65. Ana Claudia Barbosa. permalink

    tenho 30 anos e nao aguento mais essas dores, fui ao neurologista e ele me indicou o naramig 2,5 mas tem dia que nao adianta o que faço.
    posso tomar 2 comprimido

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ana Cláudia,
    O melhor tratamento é a prevenção. O abuso de Naramig também pode ser prejudicial. Consulte seu médico.
    Estou à disposição

    Responder

  66. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Weliton,
    Todas dores de características diferentes das habituais devem ser investigadas e seu médico provavelmente irá necessitar de um exame complementar. Sempre há alguma alternativa e ninguém é obrigado a conviver com a dor. Estou à disposição.

    Responder

  67. weliton candido de aguilar permalink

    Doutor te peço por favor, salve-me de tanta dor de cabeça , pois minha cabeça doi todos os dias jà não aguento mais sofrer de tanta dor de cabeça , por favor me envie uma resposta ,minha dor de cabeça è diferente de todas as outras as vezes não consigo nen trabalhar por favor me ajude . Obrigado

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Weliton,
    Existem mais de 153 tipos de dor de cabeça. O tratamento com sucesso depende do diagnóstico correto. Procure um neurologista.
    Atenciosamente,

    Responder

  68. FERNANDA MACIEL permalink

    DOUTOR ESTOU COM MUITO DOR DE CABEÇA A 5 DIAS, ESTA INSULPORTAVEL PARA TRABALHAR A DOR E PRINCIPALMENTE EM CIMA DO OLHA ESQUERDO NA TESTA,GOSTARIA DE SABER O QUE EU PODERIA ESTAR TOMANDO E FAZENDO PARA ESSA DOR AMENIZAR POIS NAO AGUENTO MAIS,ESTOU FAZENDO VOMITO O DIA TODO E ESTA FICANDO MUITO DIFICIL DE SOBREVIVER ASSIM. DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Fernanda,
    Somente agora pude responder sua pergunta.
    Caso persista a dor você deve procurar um neurologista para investigação apropriada.
    Atenciosamente

    Responder

  69. Gianne do Carmo permalink

    Dr. Henrique, boa tarde.
    Gostaria de saber até que ponto é normal dor nos locais onde houve a aplicação. Minha testa e laterais da cabeça doem muito, principalmente quando me movimento nos afazeres do cotidiano. Posso tomar medicação para dor (analgésico) que vc receitou?
    Posso colocar gelo nos locais da aplicação, quando sinto dor mais forte?
    O efeito colateral é sinal que tá dando certo?
    Agradeço a atenção,
    Gianne

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Michelle,
    O sucesso para o tratamento funcionar é o diagnóstico correto. Já adiantando que nenhuma medicação será eficaz se você estiver abusando de analgésicos. Sempre há alguma alternativa e ninguém é obrigado a conviver com a dor. Estou à disposição.

    Responder

  70. michelle souza permalink

    dr.tenho enxaqueca desde os meus 09 anos,já passei por vários especialistas e os resultados eram sempre os mesmos.hoje tenho 34 anos e minha dor a muitos anos se tornou crônica,tomo analgésicos todos os dias,queria mto parar de tomá los mas não consigo.me dê uma luz….por favor.sou de minas gerais,itauna.me indiue um tratamento ou algo alternativo.espero ansiosa por sua resposta…abraços!!

    Responder

  71. Liliane Alves permalink

    Bom dia, Dr. Henrique!
    Aos meus 5 anos tive minha primeira crise de enxaqueca clássica, depois ao longo dos anos, tive várias outras, mas somente consegui um diagnóstico aos meus 24 anos depois de sucessivas crises terríveis, pois antes lidam com a crise como sendo sinusite. Em 2006, depois de várias tentativas de tratamentos com comprimidos, sem sucesso, optei por eliminar a pílula anticoncepcional da minha vida e melhorei 98%. Em quatro anos tive 2 crises simples, que foram contidas com analgésico simples. Porém para o meu desespero e tristeza, há uma semana voltei a ter crises, foram 4 em 7 dias, o que me deixa profundamente triste e desmotivada. Tenho todas as áureas possíveis antes da dor, e mesmo a dor sendo muito forte, eu sofro é pelas auras, pois não consigo contê-las. Me sinto escrava das mesmas. E o pior é que sinto que minhas vistas diariamente, parece que tem um clarão dentro delas, fico o dia todo em frente ao computador e ao passar das horas, o meu olho do lado que inicia a aura, fica vermelho, lacrimeja, dói, além do meu nariz intopir. Estou desesperada, por que só quem tem isso, sabe o quanto é ruim. Preciso da sua ajuda, estou em Uberaba-MG, não tenho como realizar uma consulta com você em BH nesse momento, mas pela sua experiência, seria possível me indicar profissionais aqui na minha cidade, que estão atualizados a esse tipo de diagnóstico, ou mesmo que fazem parte da Sociedade de Medicina de Cefaléia, visto que a única médica que conseguiu na época me ajudar com suas prescrições, foi embora da minha cidade e posteriormente deixou de clinicar. Desde já agradeço sua atenção. Liliane

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Liliane,
    No site da sociedade brasileira de cefaleia (www.sbce.med.br) possui a indicação de dois colegas que atendem em sua cidade.
    Espero que tenha sido útil e estou à disposição.

    Responder

  72. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Olá Sula,
    Existem cerca de 153 tipos de dor de cabeça e muitas delas podem ser crônicas como a sua, inclusive a enxaqueca pode se manifestar assim. Para o diagnostico correto é necessário uma anamnese completa. Rediscuta com seu médico.Estou à disposição,

    Responder

  73. sula permalink

    dr ja tenho dores na cabeça a muitos anos e ninguem consegue descobrir oq e ,muitos medicos dizem que e enxaqueca mais sinto dores todos os dias,gostaria de uma resposta sua,obrigado

    Responder

  74. MERCIA ALVES DUARTE ALMEIDA permalink

    Dr Henrique, estou muito preocupada c meu marido a 03 meses q ele começou com pontadas na cabeça, ai começou uma dor na nuca ele consultou com o medico disse q temcional, fez raio x da coluna servical deu desgaste na coluna, mas a dor nuca continua, esta tomando medicamentos forte, não esta dando muito resultado, Nos ajude nos de uma solução, Te agradeço desde de já

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Oi Mércia,
    As dores de cabeça de início recente devem ser investigadas. Os métodos mais adequados são a tomografia de crânio ou ressonância magnética de encéfalo. A escolha dependerá do seu médico. O resultado de qualquer tratamento depende do diagnóstico correto.
    Espero ter sido útil,

    Responder

  75. Rita Duarte permalink

    Dr Henrique, parabéns pelo site. Não vi a minha história em nenhum dos comentários acima, por isso decidi deixar o meu comentário. Mais ou menos à 7 meses atrás senti um desconforto no olho direito que se tornou em dor, esta dor (ligeiramente forte, mas suportável) estendeu-se para o lado direito da cabeça assim como para a nuca e zona orbital do mesmo olho. O olho fica também ligeiramente vermelho. Tenho crises diárias (havendo dias que a dor é constante). Não sinto senbilidade à luz. Quando fui ao médico (sistema nacional de saúde, em Portugal), fui reemcaminhada para oftalmologia, não havendo problemas com o meu olho; fui então reencaminhada para neurologia. Respondi com normalidade aos testes neurológicos e o TAC estava normal. O médico suspeitou de hemicrania paraxística e receitou-me indometicina. Com o tratamento a dor desapareceu, no entanto tenho muitas crises e não sei se devo tomar indocid continuamente e nem sempre a dor passa com a toma. O olho doi mais que a cabeça e torna-se cada vez mais incomodativo, não me impedindo, no entanto, de realizar nenhuma tarefa. Não tenho mais sintomas paralelos, nem se trata se uma dor pulsátil ou extremamente forte. O meu maior receio é que se trate de uma dor de cabeça/olho secundária, dado que na altura da consulta o médico referiu que se a dor não melhorasse com indocid, poderia tratar-se de um problema vascular (aneurisma ou algo semelhante). Gostaria de saber qual o sua opinião, dado que consultas de especialidade ficam extremamente caras em portugal, e os exames, infelizmente são mais caros que o salário mensal.
    Grata pela atenção,
    Com os melhores cumprimentos,
    Rita

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Rita,
    Realmente sua dor deve ser investigada e nestes casos a Ressonância Magnética é o exame mais indicado. A Hemicrânia paroxística é uma doença MUITO rara e com resposta absoluta a indometacia. Os diagnósticos diferenciais a serem considerados são a enxaqueca com sinais disautonômicos, a cefaléia em salvas e algumas neuralgias. Discuta estas possibilidades com seu médico. Estou à disposição e fico feliz de receber visitas de Portugal e elogios como o seu aqui no site. Atenciosamente,

    Responder

  76. Ola doutor tenho dores fortes na cabeça o que pode ser isso
    principalmente na fonte não aguento de tomar mais remédio
    dores nos olhos ja fiz exames de vista sinto vomito quando
    a dor ataca dor na nuca

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cauanni,
    Procure atendimento médico, sua principal hipótese é mesmo de migrânea (enxaqueca).
    Atenciosamente

    Responder

  77. Rayane permalink

    Olá doutor tudo bem?
    Ha 3 anos minha irmã teve um AVC, e ela tinha apenas 18 anos…
    Agora eu que tenho 19 anosandosentindo umas dores decabeça que me incomodam muito…
    A minha pergunta é posso ter um AVC por causa disso ou pode ser apenas uma enxaqeca…
    Espero que possa responde…
    Ando muito preocupada com isso…
    Até a proxima.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Rayane,
    Os AVCs mais comumente não causam dores de cabeça. A chance desta sua dor ser devido a uma cefaleia primária (por exemplo a enxaqueca) é muito maior. Agora, dependendo do tipo de AVC que acometeu sua irmã em idade tão precoce seria necessário que os parentes de primeiro grau fizessem uma investigação. Discuta isto com seu médico. Estou à disposição. Atenciosamente.

    Responder

  78. Eliane Helena Redivo permalink

    Boa noite,

    Dr. tenho o tímpano perfurado, e a algumas semanas venho sentindo dor atrás do ouvido, especificamente no osso que fica atrás da orelha, mas também tenho hernia de disco na coluna servical, o meu problema de coluna pode ter alguma coisa haver com essa dor que estou tendo, será que essa dor é decorrência de um agravamento da hernia ou do tímpano?
    Obrigado.
    Aguardo retorno.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Boa noite Eliane,
    Aconselho que procure atendimento para uma investigação. Há casos em que acontece uma infeccção nesta região que fica atras da orelha (mastóide) e que o diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais.
    Atenciosamente

    Responder

  79. Regina Araújo permalink

    Dr. Henrique sinto muita dor de cabeça desde 1998, sempre fazia exames e não acusava nada. Passei por todos os neurologistas da minha cidade (Viçosa MG) e nada.
    Em 2006 chegou a minha cidade um ginecologista recém formado, mas muito elogiado. E eu fui fazer com ele um preventivo de colo de útero, aproveitando a consulta comentei com ele q desde q tive meu filho (q hoje tem 14 anos) minhas mamas não pararam de sair leite. Ele pediu uns exames e quando saiu o resultado levei pra ele.
    Ele ficou assustado e começou a me fazer perguntas q não tinha nada a ver com ginecologia cada vez q eu respondia ele se mexia na cadeira, tudo q ele perguntava tinha a ver comigo.
    O medico então afirmou q eu tinha um tumor no cérebro nesta hora parecia q eu estava em um pesadelo, à cadeira parecia pequena e eu estava sem lugar ouvindo ele me falar q eu tinha q fazer uma cirurgia q provavelmente seria pelo nariz e muito mais. Ele me encaminhou para um endocrinologista q pediu uma ressonância e confirmou tudo eu tinha um tumor q media mais de cinco centímetros.
    Comecei tomando DOSTINEX, mas não resolveu parei e, comecei com SANDOSTATIN-LAR não adiantou (tomo até hoje). Os exames de GH e IGF-1 só aumentavam.
    Fui encaminhada para a cidade de Muriaé q me encaminhou imediatamente para o INCA no rio de janeiro. Em fevereiro de 2007 fiz a cirurgia transfenoidal e retiraram parte deste tumor.
    Em 2009 fiz novamente a mesma cirurgia e retiraram o tumor por completo. Mas em 2010 o tumor começou crescer. Este ano 2011 os médicos do INCA me indicaram a radioterapia fracionada o lugar mais perto pra mim é BH.
    O TFD (tratamento fora de domicilio) de Viçosa marcou pra eu fazer no MATER DEI.
    Faz 20 dias q eu terminei de fazer as 27 seções de radio com a
    Dr. Ludmila q é uma excelente médica. Ela me disse q a radio demora uns dois anos para normalizar o GH e o IGF-1.
    Mas as a minha cabeça nunca parou de doer todos esses anos. Eu não aguento mais trabalhar, sair, passear, fazer compras, ir a missa, a cabeça dói o tempo todo durmo e acordo com dor, as vezes menos as vezes mais. Tenho pouca tolerância a claridade não consigo sair sem óculos de sol meu olho direto escorre lagrimas todo tempo.
    A minha família sofre muito em me ver assim.
    Os médicos falam q minha dor não tem relação com o tumor.
    Dr. Henrique se o senhor puder me ajudar a aliviar essas dores, por favor, entre em contato comigo, desde já lhe agradeço muito.
    Obrigada!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Regina,
    É possível que sua dor de cabeça não seja relacionada ao tumor. As cefaleias primárias, isto é; a dor de cabeça é a própria doença são muito mais prevalentes que as secundárias. Neste caso uma anamnese detalhada pode fornecer novas hipóteses diagnósticas. Estou à disposição.

    Responder

  80. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Regina,
    Há as dor de cabeça que pode ser devido ao tumor de hipófise (cefaleia secundária) bem como vc pode sofrer de um dos 153 tipos de dor de cabeça primárias. No seu caso é necessária uma avaliação.
    Estou à disposição.

    Responder

  81. cristhyna permalink

    URGENTE olá Dr. to desesperada, a unS 2 anos sentia umas pontadas na cabeça, e passou.Depois voltou com intervalos menores 2 vezes por semana por ex. e fiquei um ano mais ou menos sem senti . Agora tem 3 meses q estou sentindo de novo, dessa vez em lugares diferentes da cabeça. tem dia q doi do lado esquerdo, em cima, tem dia q em baixo, tem dia q atras da orelha e na nuca, em varios lugares mesmo. mas sao pontadas de curta duração so q incomoda muito, pois doi o dia todo mais ou menos de 20 em 20 min. nao fui ao medico ainda, pq tenho muito medo de ser uma doença grave, morro de medo.! Tenho 22 anos. aguardo anciosamente sua resposTa.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Cristina,
    Existem vários tipos de dor de cabeça que podem se assemelhar aos seus sintomas. A cefaleia idiopática em pontadas pode ocorrer com sintomatologia semelhante. Discuta com seu médico esta possibilidade. Estou à disposição caso necessite.
    Atenciosamente,

    Responder

  82. Gracy permalink

    Bom dia, Doutor

    Tenho rinite alergica, não sei se tem algo haver, mas vou dormir me sentindo bem e acordo com uma baita Dor de Cabeça. O que pode ser?

    Grata desde já.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Gracy,
    As dores de cabeça com piora matinal nem sempre são secundárias a outras doenças mas merecem investigação complementar. Aconselho a procurar auxílio médico.
    Atenciosamente,

    Responder

  83. Aline Esteves de Moura Leite permalink

    Boa noite Dr. Henrique, tenho 24 anos e, de acordo com meu Neurologista, sofro de cefaleia em salvas. Nos últimos 10 dias fiz cerca de 20 exames laboratoriais com intenção de realmente fechar este diagnóstico. Há 15 dias atrás tive um dia de crise onde houve 5 picos de dor. Ao pedir um remédio que segurasse esta dor, a fim de poder estudar para minhas provas, meu médico me deu injeções. Foram 2 injeções na região occipital direita e esquerda e uma na região temporal direita. Uma injeção terrível, a qual me fez desmaiar de dor. Segundo ele, era um injeção de bloqueador para diminuir minhas dores permitindo estudar mais tranquila. Isso procede? O que seria esse bloqueador? Estou com o olho direito embaçado desde a última crise, segundo meu neuro, ele voltaria, mas não houve progresso. É característica dessa cefaleia? Gostaria de entender porque sou acadêmica de medicina, e ao relatar o caso para alguns professores, nem todos concordaram com o procedimento feito. Por favor, me ajude! Aguardo resposta! Obrigada desde já.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Aline,
    Desculpe-me a demora.
    Realmente há que melhor investigar o seu caso. O diagnóstico de cefaleia em salvas é clínico e não há exames laboratoriais específicos. Ainda assim caso se confirme o diagnóstico o tratamento é farmacológico e desconheço qual seria este procedimento.
    Estou à disposição,

    Responder

  84. gilmar pires permalink

    Caro dr Henrique sofro de enxaqueca a mais de 10 anos estou em tratamento a 4 anos tomava tegretol cr 200mg a 3 anos eagora tomo o tegretol cr 400mg e ainda sinto dores fortes com enjoo de estomago. Que analgesico devo tomar? Meu nome e gilmar tenho 37 anos .Aguardo resposta muito obrigado!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Gilmar,
    No seu caso converse com seu médico sobre o diagnóstico e tratamento. A carbamazepina (Tegretol) não é um tratamento eficaz para enxaqueca. Quanto os analgésicos você deve sempre evitá-los! A prevenção é o melhor remédio.

    Responder

  85. Valter Pimenta permalink

    Caro DR..

    Meu caso é desde os 9 anos que sinto; embaralhamento da visão, dormencia nas mãos e boca, dificuldade para conversar, amargo na boca, um sem graça … e depois disso td uma fortíssima dor que geralmente em um lado da cabeça, mas já tive dos dois tbém…

    Meu pai tbém sempre teve e controla com stugerom que amenisa bastante os efeitos

    Também ouvi falar que sal debaixo da língua ajuda e água gelada na nuca…

    Pra mim´resta apenas dormir, mas sofro muito

    Poderia deixar comentario sobre o stugeron, sal e água gelada…

    E Também percebi que quando tenho um “alivio” é desencadeador tbém

    Tem tratamento, o que vc indica???

    att

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Valter,
    Seu diagnóstico provável é de enxaqueca com aura.
    Há tratamento adequado. Procure atendimento neurológico.
    Estou a disposição

    Responder

  86. stefani permalink

    olá, sou Stefani tenho 18 anos a mais de um ano que eu sinto dores de cabeça, só que tem 2 meses que ela vem com mais frequência… eu não sei o que faço eu não estou aguentando mais de tanta dor to perdendo sono, to sem apitite, esses dias fiquei internada mais nao adiantou. o q eu faço?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Stefani,
    Quando as dores de cabeça se iniciam ou mudam de características elas devem ser investigadas.
    Procure atendimento médico.
    Estou à disposição.

    Responder

  87. maria elvina teixeira permalink

    DR henrique Carneiro
    eu maria elvina tenho 49 anos . Cheguei ao ponto deenlouquecer com enxaquecas violentas que nao tem mais soluçao. Ja fui em varis medicos de especialidades que vc pensar ja fiz acunputura nao deu certo so que passei mal mesmo tive que internar num hospital.Sabe dr Henrrique hoje eu tomo venlafaxina 150 propolanol 40 e eutonnis 1 ml .Mesmo assim tenho dores constantes tenho mais de 20 anos essa enxaqueca me cruxifica na TPM ante durnte e depois da mentruaçao fico quase louca nao suporto mais .Te pelço dr pela misericordia DE DEUS ALTISSIMO E FIEL me ajude nesse tratamento pelo sus tennho vontade de fazer BOTOX mais nao tenho condiçoes .analgesicos nem sei nada mais resolve.MOro em montes claros MG . me mande respostas. SO DEUS pra ABENÇOAR VC MUITO no seu trbalho de muita confiança e fe .

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Elvina,
    Entendo seu sofrimento. Em relação ao Botox sei que é um procedimento um pouco mais despendioso visto que o próprio material é caro. O SUS ainda não cobre o procedimento.
    Caso for seu caso,vc pode tentar por meios judiciais. Para isto seria necessária uma consulta prévia. Estou à disposição.
    Atenciosamente,

    Responder

  88. JULIANA permalink

    BOA NOITE!!! PREZADO DR. HENRIQUE, TENHO FORTE DOR DE CABEÇA SOMENTE NO PERÍODO MENSTRUAL, DÓI MUITO, FUI AO NEUROLOGISTA E O DIGNÓSTICO FOI DE ENXAQUECA HORMONAL.
    TOMO SUMAX DE 25, 50 E ATÉ 100 MG.
    ESTE ANO TIVE 2 CRISES, NÃO FUI AO TRABALHO POR APENAS UM DIA, MAS MEU MARIDO ESTA´EM TEMPO DE ME “MATAR” DEVIDO A ESTE PROBLEMA.
    O QUE EU FAÇO???
    ABRAÇOS,
    JULIANA

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Juliana,
    O diagnóstico de crises de enxaqueca que ocorrem somente no período menstrual é de “migrânea menstrual”. Para tal patologia existe tratamento que é realizado preventivamente somente no período pré e per menstrual principalmente quando há crises que não melhoram somente com analgésicos. Discuta com seu médico. Estou à disposição.

    Responder

  89. Raynna permalink

    Doutor, há uns três anos sinto dores de cabeça fortes com aura. Porém, essas dores eram quase raras, uma vez por ano. Há mais ou menos um ano e meio, tive tonturas acompanhadas de náuseas, que duraram quase um mês, mas não sentia dores de cabeça fortes, nem visão dupla ou turva, nem desmaio. Há uns quatro meses, minhas dores de cabeça começaram a me incomodar mais. Sinto dor de cabeça forte, em um lado da cabeça todo mês, sempre em um dos dias da menstruação. E durante praticamente todos os dias do mês venho sentido dores de cabeça fraca, uma sensação de pressão em toda a cabeça, principalmente acima dos olhos, além de mal estar. O que pode ser isso, doutor?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Rayanna,
    No seu caso é necessário que procure atendimento para avaliar prevenção.
    Atenciosamente

    Responder

  90. Sarah Stemler permalink

    Bom dia Dr. Henrique.
    Eu gostaria de saber sobre neuralgia do trigemio. E como é feito o procedimento dessa doença. Pois minha mãe tem 80 anos e teve que se submeter a um procedimento muito doloroso. E o médico deu somente a anestesia local. Foi horrível. E depois desse procedimento ela ainda sente a dor. Mesmo tomando a Carbamazepina.
    Espero resposta.
    Grata
    Sarah

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Sara,
    Há alguns procedimentos cirúrgicos que são utilizados em neuralgia do trigêmio ( quando se esgotam as tentativas medicamentosas) que vão desde compressão por balão até radiofrequencia. Porém, sempre há efeitos colaterais principalmente a anestesia da face. O resultado quando obtido tende a ser temporario e por isto as medicações orais não são totalmente abolidas.
    Atenciosamente,

    Responder

  91. Érica permalink

    Dr Henrique,
    iniciei o tto com o Sr e estou na 3 semana do topiramato. Percebo dormências em mãos e pés (mesmo comendo alimentos ricos em potássio) e agitação mental (sem insônia). Gostaria de saber se esses efeitos tendem a passar com o decorrer do uso do medicamento ou continuará por todo o tto. Obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Érica,
    É assim mesmo, isto irá sumir (geralmente no segundo mês). Lembre-se MUITA ÁGUA!!!
    Qualquer dúvida entre em contato.
    Atenciosamente,

    Responder

  92. TED WILSON DE BARROS permalink

    Dr. Henrique Carneiro , são quase 4 horas da manhã e estou aqui sentado no computador ,desesperado , procurando alguma informação que me satisfaça e/ou me leve a curar-me desse mal. Não conheço ninguém com problema semelhante e faço tratamento há 4 anos , sendo que até 40 dias atrás tive bons resultados. Nos últimos 10 dias a coisa degringolou. Já mudei de médico(especialista em cefaléia) e acho que perdi a confiança no atual. To me recusando a procurá-lo. O meu problema é : VOU DORMIR BEM E DE 2 A 3 HORAS DEPOIS ACORDO COM A CABEÇA DOENDO. MUITA DOR. ACORDO POR CAUSA DA DOR. Tomo CARBOLITIUM( CARBONATO DE LÍTIO) às 22 horas diariamente há 4 anos e vinha tendo bom resultado. Comecei com 300mg , depois aumentei para 450mg. E agora numa tentativa desesperada aumentei hoje para 600mg(sem conhecimento do médico). Sem sucesso! O que me intriga é que os dois médicos que me tratam há 4 anos , concordam com o mesmo tratamento , mas nunca me explicaram o porque deu sentir esse problema. Eu gostaria de saber a causa antes de tudo , para tentar evitar as dores. Estou desesperado! As crises me dão depressão. Minha auto-estima vai a ZERO. Por favor me ajude! Moro em Picos(PI) , mas estou disposto a ir para qualquer centro de tratamento de cefaléias e dores de cabeça no Brasil, desde que indicado por alguém com qualificação como o senhor. Por favor , me ajude!
    Aguardo ansioso por alguma compreensão do meu caso.
    Sem mais para o momento, agradeço por esse espaço.
    abraço!
    Ted Wilson de Barros

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Caro Ted,
    Entendo seu desespero. Difícil esclarecimento somente com estes dados, mas a hora de início e o uso desta medicação deve se tratar de Cefaleia em Salvas (Leia sobre o tema no site). Quanto ao aumento da medicação por própria conta eu oriento que procure seu médico. Tal medicação pode causar intoxicação grave.
    Estou à disposição.

    Responder

  93. andreia permalink

    ola boa noite,
    eu gostava de saber o que é uma cefaleia de incio recente?o que significa?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Andreia,
    Toda cefaleia que se inicia ou muda de característica em um curto período é chamada de cefaleia de inicio recente sendo necessária uma investigação (exames complementares) para saber sua causa.
    Atenciosamente,

    Responder

    andreia Responder:

    doutor,no meu caso tenho 23 anos e era raro ter dores de cabeça mas de ha umas semanas para ca tenho tido,isso quer dizer que é uma cefaleia de inicio recente?o que podera ser?

    atenciosamente

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Andréia,
    Isto é considerada uma cefaleia de início recente. Neste caso é necessária uma avaliação para afastar causas secundárias.
    Procure atendimento neurológico.
    Atenciosamente,

  94. Mariana Virginia dos Santos Martins permalink

    Olá,meu nome é Mariana e tenho 18 anos,estou com dor de cabeça a mais de 3 semanas sem parar fui ao médico e ela disse q era por causa do anticoncepcional que eu estava tomando direto,me deu remédio para enxaqueca e para aliviar tpm mas nada adiantou,minha mãe fala que é psicológico mas ta doendo muito e ja ta emcomodando o que eu faço ?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Mariana,
    Os anticoncepcionais podem desencadear dor em quem tem predisposição para enxaqueca. O correto é tratar a dor e manter o anticoncepcional quando indicado. Nestes casos indica-se um tratamento preventivo (após afastar outras causas para dor).
    Atenciosamente,

    Responder

  95. angelica doriguetto belluzzo permalink

    Olá ,Dr,deixei um comentario uns dias atras sobre meu caso ,minha enxaqueca tensional,bom retornei no meu neuro a poucos dias e alem dos medicamentos que já tomo (topiramato 100;propranolol 40;rivotril 2)acrescentou a quetiapina 25,perguntei pra ele o que achava sobre a soluçao butolinica no meu caso,ele disse que é interessante mas prefere tentar esse medicamento primeiro .E qdo disse que já tinha ouvido comentarios sobre o botox a alguns meses atras em seu site antes de sair no JN.mee disse que o conhece e até lhe mandou um abraço DR Leandro Cruz de Juiz de Fora,as vezes acho que já cansei ele sao muitos anos buscando amenizar essa dor mais onde moro é mais complicado tenho que buscar tratamento fora ,e foi com ele que obtive o melhor resultado.Bom dessa vez sò queria repassar o abraço.Obrigada

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Angélica,
    Você esta no caminho certo. Esta em boas mãos! O Dr. Leandro é um especialista em dor de cabeça e membro da SBCE.
    Atenciosamente,

    Responder

  96. rafael vinicius marins permalink

    boa noite doutor!

    tenho crises e mais crises de enxaqueca. tenho 21 anos, mas convivo com as dores desde meus 5 anos. fiz um tratamento, tomografia, nada constou. foi diagnosticado enxaqueca clássica. O médico me passou uma dieta excluindo o consumo de banana, chocolate, queijos, condimentos, frituras, etc. e diminuiu muito a frequencia das dores, mas elas continuam. gostaria de saber o que há em comum nesses alimentos que causam as crises, pois percebo alguns outros alimentos e fatores que as provocam mas é muito dificil definir com precisao suas causas.

    o que mais desencadeia as crises, (que eu percebo) sao:

    -chocolates (imediato)
    -falta de sono (imediato)
    -churrasco, alimentos pesados (geralmente com gordura animal)
    -banana
    -queijos gordurosos
    -exposição prolongada ao sol
    -lugares abafados (sem circulação de ar)

    Por favor, se puder me ajudar agradeço, pois essas crises são sobre-humanas.
    Rafael Vinicius da Mota Marins

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Rafael,
    Sua história é clássica embora o atual nome correto para sua doença é Migrânea com aura (antigamente chamada de enxaqueca clássica). Todos os alimentos citados são potenciais desencadeantes de crises de migrânea, porém o tratamento preventivo não é pautado na restrição alimentar. Preconiza-se o tratamento com remédios e também medidas não medicamentosas, inclusive alimentos que anteriormente desencadeavam as dores podem não mais o fazer quando o controle é satisfatório.
    Atenciosamente,

    Responder

  97. Kátia permalink

    Dr. Henrique, sou mais uma enxaquecosa cansada dos vários tratamentos malsucedidos, embora bastante esperançosa no “botox”. Gostaria de saber se o Sr. faz o procedimento na sua clínica, pois a minha Neurologista ainda não está apta. Obrigada! Kátia

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Kátia,
    O procedimento é realizado sim na clínica.
    Estou à disposição.

    Responder

  98. KATIA permalink

    Boa tarde!É um prazer conhecer este site e saber que não sou a unica a ter crises de dor de cabeça. Há aprox. 3 anos sofro crises que foram diagnosticadas por enxaqueca. Sinto fortes dores de cabeça,no olho esquerdo, na nuca e enjôos. Tudo doi intensamente no lado esquerdo!Além disso,fico “bamba” não consigo comer nada de tanto que o estomago fica “embrulhando” e quando a crise é muito intensa vomito!!!Minhas dores são intensas sempre na véspera da menstruação(1 ou 2 dias antes) e doi até o 2 dia. e quando é assim só melhoro tomando medicação na veia em hospital!está ficando insuportavel essas crises e os comentarios no trabalho, pois quando as crises são fortes assim(quase todo mÊs)não consigo trabalhar pois a dor de cabeça e na nuca são muito fortes e não suporto barulho nem claridade e ainda tem os enjôos e vomitos e a incompreensão no trabalho!já fui em varios medicos (ginecologista, neurologista e endocrinologista)já fiz tratamento com amato 25mg(2x ao dia), já usei ormigrein, cefalium,sumax e por ultimo estava fazendo tratamento com uma combinação de amipramina e propanolol tambem 2x ao dia e uso naramig quando a dor é forte!!! aliviou um pouco mas ainda continuo tendo crises e dores fortes de enxaqueca, principalmente no periodo pré menstrual!!!!O que posso fazer para dar fim á este martírio?Que tipo de tratamento é ideal para meu caso e que tipo de especialista devo procurar e onde encontrar?!!! por favor me ajude está muito dificil!!!!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Kátia boa noite,
    Seu histórico é bastante sugestível de enxaqueca. O fato da dor ser exclusivamente à esquerda que não é condizente visto que a doença pode ter predileção de um lado porém geralmente há alternância. O mais adequado para o tratamento de seu caso é um neurologista cefaliatra (especialista em dores de cabeça). Atenciosamente,

    Responder

  99. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Cada atendimento deve ser individualizado. Hoje existem diversas opções novas de tratamentos para as cefaleias.
Procure assistência com seu neurologista de confiança ou com algum cefaliatra (neurologista especialista em dor de cabeça)

    Atenciosamente,

    Responder

  100. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Mileide
    Cada atendimento deve ser individualizado. Hoje existem diversas opções novas de tratamentos para as cefaleias.
    Procure assistência com seu neurologista de confiança ou com algum cefaliatra (neurologista especialista em dor de cabeça)
    Atenciosamente,

    Responder

  101. Aparecida permalink

    dr.
    sinto muita dor na cabeça toda ja tomei varios remedios mas nao adiantou nada oque devo fazer?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Aparecida,
    Cada atendimento deve ser individualizado. Hoje existem diversas opções novas de tratamentos para as cefaleias.
    Procure assistência com seu neurologista de confiança ou com algum cefaliatra (neurologista especialista em dor de cabeça)
    Atenciosamente,

    Responder

  102. ELIZABETE RODRIGUES FERREIRA permalink

    Boa noite! Tenho 33 anos e sinto fortes dores de cabeça desde os 5 anos de idade. Já fui em vários neurologistas que diagnosticaram enxaqueca. Realizei diversos tratamentos preventivos com efeito contrário. Atualmente não uso nenhuma medicação específica. Sinto dormência em hemiface e mãos, tonturas, boca seca,racicínio lento e dificuldae para falar,intolerãncia à luz e barulho,obstrução nasal, edema nas pápebras, náuseas, dor pulsátil em região temporal às vezes nos dois hemisférios, mas na maioria das vezes apenas de um lado. Minhas dores ocorrem pelo menos 5 vezes no mês que duram até 3 dias. Procuro intercalar entre uma crise e outra dipirona , paracetamol com cafeína, dorflex, cefalium etc e que apenas aliviam mas não sedam a dor totalmente. Além diss,o desenvolvi gastrite crônica pelo uso de medicações. A dor desaparece quase sempre com o tempo, e com isso. Já cansei de fazer acompanhamento médico e faz mais de 5 anos que não procuro neurologista. Meu rendimento diário (no trabalho e em casa) cai muito e isto está afetando muito minha qualidade de vida. Gostaria de saber mais a respeito sobre o novo método de tratamento com botox e que me idicasse um profissional que já trabalhe com este novo método. Não aguento mais sentir esta dor. Grata

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Elisabeth,
    Obrigado pelo comentário.
    O procedimento de aplicação da toxina botulinica já esta aprovado
    pela Anvisa . A aplicação é realizada na própria clinica após
    consulta.
    Atenciosamente

    Responder

  103. ana permalink

    Doutor, uso o cefaliv para abortar a crise de enxaqueca, o remédio realmente evita que a dor venha mas não impede nem diminui a aura, que é a pior parte para mim.
    Existe forma de abortar a aura? Obrigada!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ana,
    Existe sim. O tratamento da aura deve ser feito preventivamente e individualizado para cada caso.
    Lembre-se, o abuso de Cefaliv pode causar dor de rebote.
    Atenciosamente,

    Responder

  104. Joana permalink

    Boa noite.
    Dr. Henrique, tenho dores de cabeça muito frequentes e fortes a mais de 5 anos. Já fui nos dois especialistas que tem na minha cidade e todos dois falaram que é enxaqueca, já fiz tomografia e não constou nada, mas ultimamente minhas dores estão me deixando preocupada pois estou tendo dormência do lado direito onde a dor é mais forte. Os médicos dizem que é normal devido a dor forte. Mas não acredito, tenho medo de ter um AVC, o que faço?
    Obrigado.
    Abraço.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Joana,
    Em alguns casos de enxaqueca com aura pode ocorrer parestesias (dormências) que precedem a dor. Por definição o tempo médio destes sintomas é de cinco a trinta minutos. Muito raramente pode acontecer alguma complicação nestes casos. Se acaso seus sintomas estiverem muito frequentes ou com prolongamento deste tempo você deve comunicar ao seu médico. A prevenção é o melhor tratamento.
    Vale lembrar que mulheres portadoras de enxaqueca com aura devem ter orientações quanto ao uso de anticoncepcionais e em hipótese nenhuma ser tabagista.
    Atenciosamente,

    Responder

  105. Ana Paula Dias permalink

    Prezado Doutor, tenho 27 e muita enxaqueca. Parei de tomar anticoncepcional, fiz tratamento com fluoxetina, já fiz tomografia s/ contraste para saber a causa, não sei mais o que faço para melhorar. Será que tenho algum problema além da enxaqueca?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ana Paula,
    Não é possível saber somente com estas informações. A fluoxetina não é um tratamento específico para enxaqueca. É necessário uma consulta mais detalhada. Converse com seu médico. Atenciosamente,

    Responder

  106. Valéria Elaine Oliveira Barbosa permalink

    Dr. Henrique.

    Venho ao longo dos anos sofrendo dores terríveis lombares e na cervical. Após diversas procuras por atendimento, necessitei fazer uma cirurgia urgente da cervical, nas vértebras C-4 a C-6 (artrodese), sendo que antes fiz outra de cócix.

    Ocorre que logo após a cirurgia, realizada em março-2008, em princípio senti melhoras, mas com o passar dos tempos as crises de dores vem aumentando dia a dia, a ponto de recentemente ter de buscar auxilio em P.S. praticamente todos os dias, além de fazer uso diário de codeína 50mg., ranitidina 200mg, ciclobenzaprina 10mg e cetoprofeno 400mg, além de stilnox 10mg (isso todos os dias), o que tem me causado transtornos de toda espécie, inclusive ganho de peso e, mesmo com toda essa medicação, as dores persistem e pioram.

    Em razão destas terríveis dores, procurei diversos especialistas em cidades diferentes, sendo que todos eles disseram que deveria procurar o neurocirurgião que fez a artrodese. Procurado o mesmo, recomendou ele acompanhamento especializado + tratamento em clínica de dor + acunpuntura + reumatologista + fisioterapia-reabilitação física, enfim por mais que eu insistisse, senti que “abandonou meu caso”.

    Estou a procura de socorro para o meu caso e gostaria de obter mais informações sobre como proceder, isso, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, JÁ QUE, além das dores lombares, tendo sentido FORTÍSSIMAS DORES DE CABEÇA, quando fui diagnosticada com ENXAQUECA e atualmente também com crises de LABIRINTITE.

    Pretendo fazer um tratamento O MAIS URGENTE POSSÍVEL, já que além de tudo o que foi relatado, tenho sentido dormências nas mãos e total falta de equilíbrio com tonteiras constantes, dores no corpo todo e ainda as terríveis dores de cabeça já relatadas.

    Peço ajuda URGENTÍSSIMO! Estou em Belo Horizonte e gostaria de saber se o senhor atende em alguma clínica que posso procurar ou se pode indicar alguma outra ou ainda algum profissional especializado para o meu caso, já que não sei mais a quem recorrer! Tenho 41 anos e nos últimos 3 (três) anos minha vida é de hospital em hospital praticamente todos os dias e, nos últimos meses tenho tomado inclusive tramal, tilatil e diclofenaco e até mesmo morfina, dolantina e tilatil associado a outros medicamentos, todos fortíssimos. Por favor me ajude.

    VALÉRIA ELAINE OLIVEIRA BARBOSA.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cara Valéria,
    No seu caso posso adiantar que o uso diário de analgésicos (inclusive derivados da morfina) por um período superior a três meses é um fator agravante da dor.
    Você necessita sim de um tratamento multidisciplinar; neurológico, psicológico e talvez fisioterápico.
    Estamos à disposição.

    Atenciosamente,

    Responder

  107. Carine Rios permalink

    ola doutor! amei seu site muito bom o carinho q vc tem com as pessoas isso é mesmo um diferencial em seu curriculum!
    doutor a 5 anos sito fortes dores de cabeça de dois anos pra ca elas tem se concentrado do lado esquerdo vem de cima dos olhos passa pelo ouvido pela regiao da boca vai ate a nuca como se dividisse minha cabeça no meio certinho doi tudo ate os dentes doem , tenho tido dores mais frequentes essa semana começou na quinta e hoje é quarta e continuo sentindo dor , devido a problemas financeiros procurei o posto mesmo e a medica me receitou so ibuprofeno e um remedio tarja preta pra dormir o que nao tem adiantado, pois cueguei a tomar ate tylex para dor e nada de melhorar doi muinto tudo faz doer: andar, tursi, espirrar, luz, comer, acordo e durmo com dor , temo por ser algo sério e q o senhor me aconselharia? queria muito saber se estes sintomas sao mesmo de enxaqueca? obrigada boa noite!!!!!!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Carine,
    Você pode também ter enxaqueca, porém seria necessária uma investigação para afastar as disfunções têmporo-mandibulares (DTM). Converse sobre esta hipótese com sua médica.
    Estamos à disposição,

    Responder

  108. Deise Lelis Silva permalink

    Olá Doutor,

    Minha mãe se chama Maria Aparecida e tem 51anos, e tem dores fortes de cabeça desde de sempre. As dores de cabeça dela tem vez que dura o mês todo. O que ela pode fazer?
    Agurda resposta.

    Grata!

    Deise Lelis

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Deise,
    As dores diárias têm tratamento. Neste caso é necessário que ela procure um médico para fazer o diagnóstico correto e posteriormente tratar.
    Atenciosamente,

    Responder

  109. oi dr Henrique, tenho 43 anos e sinto dor de cabeça hà 15 anos, pelo menos duas vezes por mês é um tormento que vem acompanhado de enjôo e ate vomito, faço tratamento com neurologista que me disse que não existe tratamento especifico para enxaqueca, ele me prescreve uma combinação de medicamentos: propanolol, amitripitilina e clonazepan, este ultimo eu tomo a mais de 5 anos. no inicio ate que diminiu as dores e aumentou os intervalos das crises, mas depois retornaram com ainda mais força. gostaria de opinião sua doutor! desde ja agradeço imensamente! Deus abençoe!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Arielma,
    Discordo no ponto em que não existe tratamento específico para enxaqueca. EXISTE SIM! e ninguém é obrigado a conviver com a dor. Inclusive as medicações que você usa servem para este fim, exceto o clonazepam. Pode ser necessário um ajuste das doses ou substituição por outras medicações profiláticas.
    Atenciosamente,

    Responder

  110. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Olá Gláucia,
    Muito importante sua dúvida. Realmente é um erro. Como já dito estas medicações mais que duas vezes por semana irão piorar o quadro e causarão cefaleia rebote. Elas têm que fazer um tratamento preventivo! Converse com médico assistente da instituição.
    Um abraço,

    Responder

  111. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Lígia,
    Desculpe-me a demora.
    Sei que é difícil mas estes sintomas irão melhorar. Esta é a pior fase do tratamento mas inevitável.
    Tente limitar o uso dos analgésicos e preencha regularmente seu diário.
    Abraço

    Responder

  112. Fernanda permalink

    Olá Doutor,
    Tenho 18 anos e tneho dores de cabeça desde os 8, o que ja foi diagnosticado como enxaqueca. Acontece que minhas dores ultimamente mudaram, estao em lugares diferentes da cabeça e muito mais fortes e frequentes.Tenho dores todos os dias, literalmente, e quando a crise é muito intensa e os remedios nao adiantam, tenho que ser levada às pressas para o hospital, e quando isso acontece, chego no hospital desmaiada.Ja fiz varios exames e nenhum deles apontaram outra coisa.Essas dores frequentes tiraram toda a minha qualidade de vida, e vivo sempre esperando a proxima crise. O que o Sr. acha que devo fazer ?
    Obrigada!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Fernanda boa noite,
    O diagnóstico de enxaqueca é clínico. Exames são, na maioria das vezes, desnecessários.
    Os remédios usados na hora da crise (analgésicos) devem se limitar a duas vezes por semana. No seu caso há necessidade de tratamento preventivo para que você possa readiquirir sua qualidade de vida.
    Atenciosamente,

    Responder

  113. Dr. Henrique, muito boa sua homepage! Parabéns. Cadastrei-me e vi slides muito interessantes… Foi casual e muito bom saber que você atende Cefaléia aqui em BH. Grande abraço. Márcio Candiani (Psiquiatra da Infância).

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Olá Márcio,
    Obrigado pelo elogio.
    Um abraço

    Responder

  114. Márcia Teixeira permalink

    Boa noite.

    Sempre tive dores de cabeça no período menstrual e já tentei tratar com homeopatia, há uns 10 anos.
    Entre 2009 e 2010 tive crises muito fortes, incapacitantes e que só melhoraram com medicação venosa em hospital.
    Procurei vários médicos, fiz uso de Propranolol, Pamelor, Clomipramina, Amato e, por último, Lamictal+Citalopram, que sempre me provocaram efeitos colaterais, terríveis às vezes, mas nada resolveram quanto às dores.
    Há uns 8 meses venho me tratando com medicamentos Weleda (receitados por clínico) e acupuntura. Não tive mais as crises que me levavam ao hospital, porém, hoje a dor começa no 1º dia de menstruação, fica bem forte nos 2 dias seguintes ao final do período e se estende moderada por mais uns 10 a 12 dias… ou seja tenho dores quase o mês inteiro.
    Como ela é? Varia de localização: na parte superior das órbitas oculares, no ápice da cabeça e nuca. Com frequência ocorre nos 3 locais. A luz eo som mais alto um pouco incomodam bastante. Estou tomando analgésico com ergotamina, cafeína e dipirona com frequência e sei que não é bom, mas é a única coisa que alivia a dor por um tempo.
    Acho que uma leve depressão também está associada…
    Tudo isso tem me incomodado muito e vem comprometendo meu trabalho, meu estômago e minha vida de forma geral,
    Gostaria de uma sugestão sobre o que fazer, outras opções de tratamento, mesmo que experimentais em fase de pesquisa, qualquer coisa!
    Obrigada.

    Márcia Teixeira
    Belo Horizonte

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Boa noite Márcia,
    Vejo que você já tem uma longa dolorosa experiência no campo das cefaleias. O seu perfil é o que ocupa 90% do consultório do cefaliatra. Há sim várias alternativas de tratamento e até mesmo a utilização da politerapia racional. Estamos tendo avanços no campo das cefaleias inclusive com aprovação recente da ANVISA do uso da toxina botulínica para este fim. Discuta com seu médico. Estamos à diposição.
    Atenciosamente,

    Responder

  115. trabalho em uma penitenciaria feminina sou enfemeira e nunca vi as presas tomarem tanto remedio, agora ela pedem é 2 ou 3 comprimidos para dor e tem gente q da , eu não dou , o q pode ser feito , tomar 2 ou 3 vão resolver o problema? acho q o organismo delas ja acustumou com as medicações pois so temos lá paracetamol , dipirona, ibuprofeno

    Responder

  116. kárita permalink

    Dr henrique porque minha boca amarga tanto quando estou em crise de enxaqueca?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Kárita,
    Durante a crise de enxaqueca há aumento da sensibilidade por luzes, barulhos, cheiros e tembém náuseas com este desconforto. Todos os sintomas são decorrentes da mesma doença chamada enxaqueca.

    Responder

  117. Sofia permalink

    Olá Doutor, estou sentindo dor de cabeça há 9 dias, sempre começa a doer quando estou dormindo a maioria das vezes ocorreram entre as 6h da manhã. Sinto a dor do lado esquerdo na região do olho a sobrancelha e chega a doer até os dentes do lado esquerdo de tão forte, para aliviar a dor já tomei cefalium que depois de algum tempo parou de fazer efeito e me deixa muito zonza de forma que não conseguia concentrar no meu trabalho então passei a usar o paracetamol mas demora bastante tempo para fazer efeito. Gostaria de saber se realmente é enxaqueca e se de acordo com a frequencia e o lugar da dor qual é a causa e se existe tratamento? Tenho essa dor desde criança e nenhum tratamento fez efeito.
    Obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Sofia,
    Há várias hipóteses, a hora de início, localização e intensidade da dor fazem com que pensemos em “Cluster Headache”.
    Dê uma olhada na parte de cefaléia em salvas do site e comente com seu médico para que ele possa se atentar ao diagnóstico.
    Estamos à disposição,

    Responder

  118. Maria Jose permalink

    Boa Noite,
    Sofro a de dor a quase dois anos e foi diagnosticada como cefaleia de Kluster depois de passar por varios medicos e tenho crises quase que diaria hoje tomo verapamil, carbolitium, desserila, tenho oxigenio em casa, e nas crises as vezes sumax nasal ou subcutaneo, gostaria de saber se com esses remedios era para continuar tendo crises ou não?
    Sem enumerar diversos medicamentos que fiz uso ao logo deses anos como topiramato.
    os sintomas que tenho é a dor em todo do lado direito uma dor muito forte o olho incha e fica pequeno e vermelho e o nariz fica obstruido.

    Grata,

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Maria José,
    Há um grupo de dores de cabeça que têm os sintomas que você referiu. A cefaléia de Cluster é apenas uma delas. O que as diferencia a frequencia, duração e outros achados associados.
    Existem casos de mais difíceis diagnósticos que respondem somente a medicações e doses específicas.
    Atenciosamente

    Responder

  119. Marta permalink

    Olá Dr. Henrique
    Tenho 39 anos e tenho enxaqueca desde os meus quinze anos
    Já frenquentei vários tipos de médicos, atualmente estou tomando amato de 25 mg e quando necessário tomo qualquer analgésico. Mas minha cabeça sempre dói quase todos os dias é uma dor tranquila não intensa, mas gostaria de acabar com esta dor. O que posso fazer? Favor me responder através do meu Email. Muito obrigada Marta De Cláudio MG.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Marta,
    Existem vários tratamentos eficazes.
    Discuta com seu médico sobre este aspecto da dor. A cefaléia por abuso de analgésicos tem esta característica.
    Procure também orientação sobre a dose adequada do Amato que deve ser em média de 100mg/dia para tratamento preventivo eficaz.
    Atenciosamente,

    Responder

  120. Lorena permalink

    Doutor, meu pai sofre de enxaqueca desde os 13 anos de idade, e parece que com o passar do tempo ela só foi piorando.Hoje ele esta com 49 anos, toma 2 qualidades de remedio (Naramig e Migrane), de um tratamento feito a uns 5 ou 6 anos atras, mas parecem ja nao fazer mais efeito, alem de tirar seu sono noturno. O que talvez ele pode fazer para amenizar a dor, talvez tomando um medicamento só, mas sem ter insônia.
    Desde ja agradeço sua compreensão e aguardo resposta!

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Lorena,
    Há tratamento eficaz que deve ser individualizado no caso do seu pai,
    Cada atendimento deve ser individualizado. Hoje existem diversas opções novas de tratamentos para as cefaleias.
Procure assistência com seu neurologista de confiança ou com algum cefaliatra (neurologista especialista em dor de cabeça)

    Atenciosamente,

    Responder

  121. aliane rodrigues permalink

    ola doutor,quero fazer um tratamento com botox gostaria de saber se e recomendavél pois sofro com tanta dor de cabeça não sei mas o k fazer,mim diz qual especialista devo procurar pra esse tratamento,obrigada

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Aliane,
    Obrigado pelo comentário.
    O procedimento de aplicação da toxina botulinica já esta aprovado
    pela Anvisa . A aplicação é realizada na própria clinica após
    consulta.
    Atenciosamente

    Responder

  122. claudia permalink

    Tenho muita dor de cabeça que afetam muito a area dos olhos, principalmente o direito, o que seria? Tenho uma alimentação correta de
    3 em 3 horas, bebo bastante agua, mas tenho depressão. tomo os seguintes medicamentos: zetron, Lamitor e Lexapro.
    Desde já obrigado por sua ajuda.

    Claudia

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Cláudia,
    Um tratamento conjunto entre seu psiquiatra e neurologista é indicado. Há alternativas medicamentosas e a Bupropiona (Zetron) pode causar dor o que deve ser discutido com seu médico.
    Atenciosamente,

    Responder

  123. Sheila Rodrigues permalink

    Dr. Henrique,
    Em julho de 2009 tive uma gravidez prematura e fiquei internada por 30 dias, praticamente deitada. Após a cesária, meu bebê faleceu no terceiro dia e fui parar no CTI com uma infecção pulmonar e tomei antibióticos por 15 dias. Um mês depois passei a ter fortes dores de cabeça diárias e uma tontura terrivel. Fiz exames otorrinos e eletroencefalograma e acusaram quase normal. Após um período a dor diminui e agora só acontece nos períodos menstruais, mas sinto minha cabeça um pouco zonza de vez em quando, um certo peso e barulho no ouvido. Me oriente. Obrigada.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Sheila,
    A dor mais prevalente nos períodos menstruais é enxaqueca.
    Há tratamento preventivo que pode ser realizado somente nestas ocasiões. Discuta com seu médico.
    Atenciosamente,

    Responder

  124. márcia permalink

    Tenho enxaqueca, mas ultimamente tenho dores de cabeça diárias, acompanhadas de enjoos e eructações repetitivas. isso me prejudica no trabalho, na vida social. tomo meu remédio para enxaqueca quase que todos os dias (naramig) mas preciso de uma ajuda. Pq todos os dias, pq as eructações e enjoos, o execesso do remédio tbm faz mal.

    obrigada

    márcia

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Márcia,
    Os sintomas gástricos podem ser decorrentes do abuso do Naramig, que também pode estar piorando a sua dor.
    A melhor indicação no seu caso é um tratamento preventivo.
    Procure assistência neurológica,
    Atenciosamente

    Responder

  125. Ivone permalink

    Olá Doutor,
    A minha dor de cabeça, é principalmente em cima dos olhos, ou melhor, atrás dos olhos, na testa… eu durmo e acordo com dor de cabeça nesta região.
    o que será isso?, sou péssima para dormir…tomo 6 gotas de rivotril

    Já fiz todos os exames e não tenho sinusite e nenhum outro problema.
    A médica diagnosticou dor de cabeça tensional, e enxaqueca.
    sou alérgica a dipirona.
    Antes tomava dipirona e a dor passava, mas agora não posso mais usar a dipirona pois me dá urticária.
    A médica me receitou o Topiramato, mas tomei uns 3 dias e tive algumas reações adversas.
    Não sei o que fazer, pois tenho um medo incontrolável de tomar remédios e passar mal. Eu não consigo tomar o remédio sem ler a bula. aí eu leio e não tomo, fico apavorada com as coisas que estão escritas.
    O que devo fazer??
    Não existe um remédio simples?, sem tantos efeitos adversos.

    Obrigada, pela paciência em ler meu email.
    “sem esperança na vida”

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ivone,
    Há esperanças sim.
    Confie em seu médico. Vá a fundo com as medicações prescritas.
    Não existe remédio forte ou fraco e sim bem ou mal indicado.
    Leia o post no site na página principal “veneno remédio”.
    Até outra oportunidade.

    Responder

  126. Eliana permalink

    Olá Dr. Henrique,
    estou tendo dores de cabeca desde dia 01/04, a dor está concentrada na região da nuca, está constante a dor, a minha pressão está normal. No dia 30/03 eu fui na ginecologista e ela trocou o meu anticoncepcional, mas ja perguntei pra ela se esta dor poderia ser devido a troca do anticoncepcional e ela disse que não, que poderia doer a cabeca sim mas nao na nuca, eu nao sei mais o que faco e nem que remedio tomar pois ja tomei varios e nao melhorou.
    Aguardo sua resposta, obrigado.

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Eliana,
    As dores de início recente ou diferentes das habituais devem ser investigadas.
    Na maioria das vezes são primárias isto é: não há outro problema que não a própria dor.
    Após a exclusão de dores secundárias o tratamento pode ser sugerido por seu neurologista.
    Espero ter sido útil.

    Responder

  127. Olá doutor,estou em crise desde o dia 22 de fevereiro ,nenhum medicamento conseguiu até agora resolver ou pelo menos abrandar meu problema,já usei tryptanol de 25mg,topiramato de 25mg,verapamil,indocid,já nem sei dizer quantos…hoje estou tomando dipirona de 6 em 6 p/ poder suportar,só não sei quantos dias vou aguentar,minha vida é totalmente limitada,a dor me tirou td,a alegria ,os bons momentos,vivo sempre esperando a próxima dor..me ajude doutor!!!E desde já me desculpo pelo desabafo,mais o sr. deve entender,já que ninguem mais me entende!um abraço!

    Responder

    Dr. Henrique Responder:

    Olá Raquel,
    Entendo seu desespero. É muito comum esta ansiedade que acompanha as dores crônicas. Como jargão atual “ninguém merece”. No seu caso é importante ressaltar alguns pontos:
    - Não existe crise que dure tanto tempo. A enxaqueca dura de 4 a 72 h. Logo vc pode estar tendo crises recorrentes. Há outros tipos de dor de cabeça e por isso é necessário fazer o diagnóstico diferencial.
    - Algumas medicações citadas são preventivas e outras servem somente para a hora da dor, assim é importante saber a forma e o tempo de uso de cada.
    -Dipirona de 6/6 horas crônicamente somente vai piorar a dor (cefaléia rebote)…
    Enfim, neste caso procure seu médico e rediscuta o tratamento e adesão.
    Estou à disposição.
    Um abraço.

    Responder

  128. Lucas permalink

    Olá doutor, estou tendo dores na cabeça, mas só quando encosta ou pressionam. Parece ter uns ‘galos’ mas já faz 2 meses que estou com essas dores e eles não desinchão. O que poderá ser?

    Responder

    Dr. Henrique Responder:

    Lucas,
    Bom dia. Toda dor de cabeça com início recente deve ser investigada. No seu caso o exame físico e anamnese podem direcionar o diagnóstico ou necessidade de exames complementares. Ainda assim comente com seu médico sobre uma entidade que se chama cefaleia numular que pode ser um diagnóstico diferencial.

    Responder

  129. geraldo magela campos de almeida permalink

    Tomei alguns copos de cerveja hoje na parte da tarde, apos almoço e estou com muita dor de cabeça, esta insuportável. Não tenho hábito de tomar cerveja, tomo vinho, mas hoje mudei. o que tomar de imediato. Minha cabeça esta doendo muito forte, tenho ánsea de vômitos, o que tomar

    Responder

    Dr. Henrique Responder:

    Caro Geraldo,
    Infelizmente não posso lhe ajudar agudamente, aconselho a procurar um serviço de urgência. Caso a dor se torne crônica e recorrente há tratamento e estou à disposição.
    Atenciosamente

    Responder

  130. ALINE QUELLE DIAS TEIXEIRA permalink

    Dr.Henrique,sinto dores de cabeça há 2 anos,eu já fui em todos os especialista e cada um fala uma coisa,tirei até tomográfia e não deu nada.E o outro medico disse que eu estou com enxaqueca e depressão,o que devo fazer para essa dor acabar?

    Responder

    Dr. Henrique Responder:

    Aline,
    É muito comum a associação de depressão e cefaléias crônicas. Neste caso o tratamento deve ser preventivo e é individualizado em cada caso. Estou à sua disposição.

    Responder

Deixe uma mensagem

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS

*