Skip to content

Botox para Enxaqueca

Botox ® para o Tratamento da Enxaqueca

O uso da toxina botulínica para enxaqueca foi aprovado pela ANVISA em junho de 2011. Desde então tenho recebido inúmeros questionamentos sobre este tratamento tais como: “Qual é o preço do Botox para enxaqueca ?”, “O plano de saúde paga o Botox para enxaqueca?”, “Qualquer um com enxaqueca crônica pode ser submetido ao tratamento com Botox?, “Apliquei Botox para estética e minha enxaqueca não passou, será que não funciona em mim ?…

É importante ressaltar que a indicação existente no estudo PREEMPT – Migrânea Crônica (clique no link e baixe o estudo em pdf) que foi a base para a aprovação é muito específica: Migrânea Crônica (enxaqueca crônica).

Botox para enxaqueca – Alguns números do estudo:

Resultados estudo PREEMPT em redução dos parâmetros de dor - Uso Botox

A enxaqueca crônica é definida por no mínimo quinze dias de dor por mês por no mínimo três meses, sendo que desses dias oito tem que ter as características da enxaqueca tais como a lateralidade, pulsatilidade, aversão a luz e barulho e intensidade moderada a forte. O primeiro passo para um resultado bom da toxina é a indicação correta.  Nem toda dor de cabeça crônica é enxaqueca. Após a indicação correta o próximo passo é a aplicação que deve seguir o protocolo do estudo porém há uma variação que depende de cada paciente, onde a aplicação do Botox é individualizada seguindo a dor “following the pain”. Isto justifica a ansiedade de alguns pacientes que aplicaram o produto (principalmente para fins estéticos) e acharam que não houve melhora. Os locais de aplicação e a quantidade de toxina são fundamentais para o resultado esperado.

Pontos de aplicação representação dos nervos crânio-faciais

Ainda segundo dados do estudo houve melhora inclusive no grupo de pacientes que faziam uso abusivo de analgésicos com a diminuição da intensidade e frequência da dor consequentemente redução da necessidade do uso das drogas.

Resultados Botox X Placebo em pacientes com abuso de medicação analgésica

Há alguns links que também esclarecem sobre o assunto:

Rede Record – Botox Para Tratamento da enxaqueca

Correio Brasiliense

Só Notícia Boa

7 Comentarios
  1. ana souza permalink

    boa noite…a quase 2 anos faço tratamento pra enxaqueca, ja fiz e usei todos os exames e medicamentos, apenas amenizei as crises. No mes 25 dias e de dor. Eu gostaria de saber mais informaoes sobre a aplicacao do Botox no meu caso, quantidade necessaria….

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Ana,
    A aplicação de Botox segue um protocolo que varia de 165 a 195 unidades. A avaliação depende do exame físico.
    Atenciosamente

    Responder

  2. Simone permalink

    Prezado Dr. Henrique,
    sofro de enxaqueca desde a infância e, por avaliações já feitas, acredito que seja do tipo que responda ao tratamento com Botox.
    Gostaria de agendar uma consulta para avaliação. O senhor atende por convênio?

    Responder

    Dr. Henrique Carneiro Responder:

    Simone,
    Infelizmente os convenios de saúde ainda não autorizam a aplicação de toxina para enxaqueca embora aprovada e comprovadamente eficaz. O que os meus pacientes tem conseguido é o reembolso mediante a um relatório bem detalhado.
    Atenciosamente

    Responder

  3. Juscelina permalink

    Dr.Henrique eu tenho exaqueca aura as crises de dor de cabeca eu duas ou tres veses por semana. Fui no clinico ele pediu pra mim procurar um neuro e eu nao consigo marcar uma consulta.Como eu faco pra poder marcar uma consulta com voce.

    Responder

  4. Dr. Henrique Carneiro permalink

    Olá Ana,
    Fazemos sim, porém não são todos os casos que têm indicação. O ideal é fazer uma consulta antes, caso necessário podemos realizar a aplicação.
    Atenciosamente

    Responder

  5. Ana Lucia permalink

    Olá! Tenho uma amiga que sofre de dor de cabeça diariamente. Já tinha ouvido falar sobre esse tratamento. Você faz esse tratamento?

    Responder

Deixe uma mensagem

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS