Skip to content

Chocolate e enxaqueca

por Dr. Henrique Carneiro em 18th agosto, 2016

Chocolate realmente causa enxaqueca ?

Esta é uma idéia que todos tem principalmente aqueles que sofrem de enxaquecas constantes. Porém, estudos não conseguiram estabelecer uma ligação clara entre o consumo de chocolate e ataques de enxaqueca. Em um estudo bem projetado com 63 mulheres com enxaqueca, cefaleia do tipo tensional ou ambos não conseguiu se demonstrar que isso ocorresse. “Assim, ao contrário da crença comum de pacientes e médicos, chocolate não parece ser um desencadeante.”

Outro artigo que analisou o pesquisa sobre o chocolate e enxaqueca, publicado em dezembro de 2014, descobriu que o chocolate era muito menos propenso a desencadear crises de enxaqueca do que o estresse, jejum, falta de sono, ou bebidas alcoólicas. Os pesquisadores descobriram que o chocolate era um desencadeante semelhante ao placebo (isto é, não era o responsável) “.

A crença generalizada de que o chocolate e alimentos contendo cacau devem ser absolutamente evitados por pacientes com enxaqueca carece de uma base científica confiável”.

Então, de onde vêm essa crença popular?

Existe sim uma vontade maior de ingestão de doces que precede a crise de enxaqueca. Assim, na maioria das vezes, o chocolate ingerido leva a fama, embora a crise já fosse ocorrer de qualquer maneira. Em contra partida, para algumas pessoas, o chocolate é sim um causador das crises. A pesquisa mostra que não há nenhuma razão para todos com enxaqueca para evitar absolutamente chocolate.

É importante lembrar que quando uma crise acontece normalmente há uma soma de fatores. O chocolate pode ser somente mais um… Mas como saber se no seu caso ele é um desencadeante ou não ?

Faça uma nota de quando você come chocolate e de que tipo ele é. Depois de um tempo (que depende de sua frequência de enxaqueca), você deve ser capaz de determinar se o chocolate é um gatilho para você. Suas notas não precisam ser detalhadas ou complicadas. Basta anotar as informações básicas em um calendário. É importante ter notas em vários ataques porque algo pode ser um gatilho, um dia, mas não em outro. Atente para outros ingredientes presentes no chocolate podem ser os culpados. Castanhas, glúten, cafeína, açúcar e milho (e derivados) são citados como enxaqueca gatilhos para algumas pessoas. Concluindo, é controverso o tanto quanto os alimentos são implicados nas enxaquecas, há muito pouca pesquisa científica sobre o tema.

Lembre-se: o jejum prolongado (maior que três horas) pode ser pior para os portadores de enxaqueca que a maioria dos alimentos! E pratique atividades físicas aeróbicas constantemente.

 

Referências Marcus, D. A., Scharff, L., Turk, D., & Gourley, L. M. (1997). Um estudo provocativo duplo-cego de chocolate como um gatilho da dor de cabeça. Cephalalgia, 17 (8), 855-862. Lippi, G., Mattiuzzi, C., & Cervellin, G. (2014). Chocolate e enxaqueca: a história de uma associação ambígua. Acta Medica Bio Atenei Parmensis, 85 (3), 216-221.

 

Enviar Postagem por Email Enviar Postagem por Email
Nenhum Comentario

Deixe uma mensagem

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS