Aneurisma x Dor de Cabeça – Dores de Cabeça que preocupam
A rotina de atendimento dos neurologistas cefaliatras (especialistas em dor de cabeça) muitas vezes se torna uma tarefa repetitiva. É bem verdade que os casos se parecem, mas todo cuidado é pouco. Quando entramos na chamada “zona de conforto” ficamos mais propensos a erros e isto acontece em qualquer profissão. Digo tudo isto porquê?
Todos os dias sou abordado no consultório com medos lógicos e extremamente pertinentes que acometem as pessoas com dores de cabeça repetidas e diárias por se acharem portadoras de um aneurisma ou tumor cerebral. O comum e provável é que não sejam portadores destas doenças, e é minha função tranquilizá-las. As dores de cabeça crônicas há mais de cinco anos e com exame físico neurológico clínico normal são, geralmente, primárias; isto é: um distúrbio de funcionamento neurológico. As dores secundárias a outras doenças como tumores cerebrais e aneurismas apresentam características peculiares. Para esta diferenciação e para que não cometamos erros devemos estar sempre atentos aos estudos e trabalhos científicos. Para isto há uma lista de sintomas que são chamados de red flags (bandeiras vermelhas) que nos alertam para a possibilidade desta dor ser secundária:
- Primeira ou pior dor da vida
- Início súbito ou após esforço físico
- Idade maior 50 anos
- Presença de fator de risco (neoplasia, HIV, doença sistêmica ou história recente de traumatismo)
- Piora durante o período de observação
- Presença de frebre e/ou vômitos e/ou sinais meníngeos (rigidez e dor no pescoço ou costas)
- Presença de alterações ao exame físico neurológico
Diante disto há como o neurologista verificar a necessidade da investigação complementar com exames tais como tomografias e ressonâncias. Vale lembrar que estes exames não são totalmente isentos de riscos. A tomografia computadorizada de crânio utiliza radiação equivalente a cerca de 100 raios x de tórax! Ainda há o risco de reação ao contraste que é derivado do iodo que pode ocorrer com manifestações leves em cerca de 10 % dos pacientes. Eu não estou aqui desprezando o uso de métodos de imagem, pelo contrário, eles são indispensáveis e extremamente úteis quando indicados com critérios e parcimônia.
Voltando à polêmica dos aneurismas primeiramente devemos saber que eles geralmente não causam dor de cabeça. Como assim ??? Isto mesmo, os aneurismas são formações saculares e indolores (em forma de saco – mas existem várias formas) causadas pela fragilidade do tecido arterial associados em alguns casos ao aumento da pressão arterial, alterações do colesterol, diabetes entre outros.
Assim, quando ocorre, a dor é proveniente da sua ruptura total ou parcial e do sangramento causado. A dor não é crônica e sim súbita, de forte intensidade e vêm acompanhada com aumento da pressão arterial, náuseas e vômitos além de sinais meníngeos (vide red flags).
Dados literais apontam variações entre 1 e 9 % da população pode vir a desenvolver um aneurisma, o que não quer dizer que eles se romperão. A taxa de ruptura é de cerca de 2 % ao ano. Nestes casos a tomografia é indispensável ao diagnóstico
Para finalizar cabe lembrar que a presença de cefaleias secundárias é de apenas 5%, então a grande maioria é primária. Trabalhos científicos estimam que 97% das mulheres e 93 % dos homens terão ao menos uma dor de cabeça ao longo da vida. Não há motivos para desespero. A maioria das dores de cabeça não é potencialmente fatal e têm tratamento.
Enviar Postagem por Email
Isso me preocupa muito tenho dores de cabeça constante e dores nas costas e pescoço
Fui ao médico e me disseram que é enxaqueca !
Oi,gostaria de saber sobre uma dor persistente que venho sentindo a tempos ela começa atrás do meu olho direito já passei pelo oftalmologia pois tenho ceratocone e já fiz um transplante de corna ,mais após vários exames ele disse que não tem nada a ver com o olho muito mesmo com o transplante.Agora essa dor esta mais intensa e parece que minha cabeça do lado direito esta dando cãibra e estou sentido anseia de vômitos mas não tenho um neurologista de confiança.VOCÊ PODE ME AJUDAR.
Henrique, parabéns pelo artigo. Infelizmente a maioria dos profissionais da medicina, está banalizando os exames de tomografia e ressonância, como se o diagnóstico de determinadas doenças dependessem inteiramente deles. Um bom exame clínico e o conhecimento da história do paciente podem significar muito mais, na minha opinião, do que o uso desses exames.
Um abraço
Oi…gosteii muito da publicaçao sobre dores de cabeça..tenho dores de cabeça ha anos e segundo um médico neurologista de Campinas SP q me consultei,sofro de enxaqueca. Gostaria de mais esclarecimentos sobre esse mal terrivel q judia de tantas pessoas,assim como eu.. Obrigada e aguardo resposta. Boa tarde.
Oi, Bom dia
Estou sentindo fortes dores de cabeça a mais de duas semanas as vezes vem o vomito outra dores nas costas
O meu cerebro fica piscando to muito preocupada fui ao medico
Ele me passou cefaliv
Quer parabenizar pela informação e. Extrema importância
Tenho enxaqueca e tenho dores diariamente, faço tratamento
Com proponolol,fiz o tratamento por 3 mese, que so amenizou
Fiquei um mês sem tomar e voltou tudo novamente,
Votei ao medico e receitou novamente o tratamento
Mas minha pressão estava baixando muito, pois. Tenho
Pressão baixa e terminei parando por conta própria.
Mas continuo tendo dor de cabeça todos os dia,
E voltar a rede publica afff ninguém merece.
Obrigada.
Muito esclarecedor! Confesso que me preocupava, mas agora vejo que tenho “apenas” enxaqueca….
Boa tarde, foi muito bom ler sobre a dor de cabeça, sinto dores quase todos os dias, com esses mesmos sintomas, vou procurar rapidamente um medico especializado no caso . nao aguento mais ficar assim, sinto muita dor . obrigada .
Bom dia,
Gostei muito da publicaçao sobre dores de cabeça.
Tenho uma irma que está sentindo forte dores de cabeça, chega a ser levada ao hospital pelo seu estado – desmaios. Temos na familia problema com colesterol alto. Ela ainda nao fez exame por nao ter tido a oportunidade de juntar o dinheiro, mas está se organizando para isso. Talvez até agosto o fará. Ela mora no interior do Maranhão e fará o exame em Belém do Pará por questoes de logística.
Obrigada por suas publicaçoes que sao de grande valia para as pessoas que nao têm um especialista para o pronto esclarecimento.
Parabens a todos!
Eu sofro de Enxaqueca crônica, desde os meus 17 anos diagnosticada pelo neurologista. Fiz tratamento de com vários medicamentos, e nada resolveu, sofro até hoje, com idade de 50 anos, E minhas algias duram mais de 20 dias, e fiz tratamento de ATM, e nada resolveu, sei que não tem cura, saber conviver com estas incômodas algias: Sempre frontal, laterais da cabeça e endurecimento na região do pescoço. São fortes,. Eu me encontro neste momento crise de Enxaqueca, me provocando ânsia de náuseas,. Eu peço por favor me indique qual o procedimento devo tomar para melhorar esta crise. Não como chocolates, refrigerantes, como mais legumes , não como carnes vermelhas. Espero que conceda o mais rápido possível a resposta para este meu caso. Sou Técnica de Enfermagem, trabalho no hospital em minha cidade de Juiz de Fora MG.
Bom dia! Sinto dores constantes no alto da cabeça, no crânio, tenho a sensação de estar queimando minha cabeça e tenho dores nos olhos, acordo com os olhos doendo muito e lacrimejando, depois a dor forte passa, mas fica uma dor mais leve no olho, principalmente o direito. Já procurei, neuro, oftalmo e nada resolveu, não me deram um diagnóstico.O que pode ser, qual médico devo procurar?
Obrigada pela atenção!
Michela
tenho muita dor de cabeça mais de um lado . faso vomito fico tonta qual e o remedio mais indicado este tipo de dor de cabeça