Skip to content
1 2 3 4

Dia Nacional da Cefaleia, um alerta para a dor de cabeça, um dos males que mais afetam os brasileiros

por Dr. Henrique Carneiro em 29th maio, 2012
LOGO SBCE

Neste Sábado, 02 de junho, quando o Brasil comemora o Dia Nacional da cefaleia, haverá o IV multirão nacional da dor de cabeça. Esta é uma iniciativa de responsabilidade social da Sociedade Brasileira de Cefaleia em conjunto com a Academia Brasileira de Neurologia que visa difundir os conhecimentos sobre as dores de cabeça, alertar para os riscos do abuso de medicamentos e orientar a população para o reconhecimento de suas dores de cabeça e tratamento apropriado. O movimento em Belo Horizonte
será realizado no Centro de especialidades médicas (CEM) da Santa casa. Rua Domingos Vieira 416, Santa Efigênia no horário de 8:30 às 11 horas. SERÃO ATENDIDOS 50 PACIENTES GRATUITAMENTE. OS AGENDAMENTOS PODEM SER FEITOS PELO NÚMERO (31) 3238 8035 ATÉ NA SEXTA FEIRA 01/05 ÀS 17 HORAS. 

Esta ação serve como um alerta para um dos males que mais afetam os brasileiros: a dor de cabeça. Levantamento da Organização Mundial da Saúde revela que 75% da população mundial sofreu com episódios de cefaleiano período de um ano. Outro estudo, realizado recentemente pela Sociedade Brasileira de Cefaléia (SBCe), mostra que no Brasil a situação não é diferente. A cada 100 brasileiros, 72 foram acometidos de algum tipo de cefaleia em 12 meses.

Entre os 153 tipos diferentes de cefaleias, a tensional é a mais comum. “Ela é provocada por má alimentação, estresse, sedentarismo, abuso de analgésico e outros fatores que podem ser evitados”. De incidência maior na região Sudeste (20,5%), a enxaqueca é um dos tipos de cefaleia mais temidos devido à sua capacidade de provocar sofrimento. “São crises de dor de cabeça de forte intensidade, geralmente unilaterais e latejantes, com duração que varia de quatro até 72 horas. Essas crises
frequentemente são acompanhadas por náuseas e vômitos, intolerância à claridade, barulho e cheiros. Podem chegar a ser diárias ou quase diárias”.
Há necessidade de correto diagnóstico da dor de cabeça. Quando isso não ocorre, há o risco de piora do quadro do
paciente devido à automedicação. “O uso inadequado de medicamentos acaba desencadeando outro tipo de patologia, a cefaleia por abuso de analgésicos”

Enviar Postagem por Email Enviar Postagem por Email

De → Sem categoria

6 Comentarios
  1. luciene silva gomes permalink

    Tenho muita dor de cabeça quando tomo analgésico como paracetamol minha cabeça fica dormente mas a dor continua .as vezes coloco gelo tem outra coisa sinto ânsia de vomito .as vezes a dor é apenas de um na lado.fico melhor com neosaldina.

  2. fabiana jesus santos permalink

    Eu fabiana sofro com imchaqueca eu tenho os sitomas de nausia é vomito e nao sei o q fazer comerssa pela manha e nao tem hora pra para eu queria saber o q fazer..

  3. valeria souza gomes permalink

    Boa tarde !Meu nome é valéria e o meu irmão ,tem 32 anos e a mais de 8 anos ele ja sofre com dores muito forte de cabeça chegando a inchar o rosto ,a tacar a cabeça na parede pra ver se a dor passa ja levei ele em neurologista mais nenhum ,medico ate hj conseguiu explicar sobre as fortes dores nos familiares sofremos muito em ver ele nesse estado e uma dor muito forte qualquer ,barulho,claridade encomoda ele estou presc muito de uma indicação de um neurologista bom nao aguento mais ver ele sofrer assim .antenciosamente valéria .

  4. adenilza maria da silva permalink

    isto, é tudo que no momento eu precisava saber desta oportunidade de estar ajudando três pessoas que conheço que tem enxaqueca que vão parar na UPA para serem medicadas qundo tem crise trabalho na secretaria de saúde de minha cidade manhuaçu mg setor de tratamento fora do domicilio vou fazer o agendamento delas.

  5. Eliana Moreira Santos permalink

    Tenho dor de cabeça todos os dias , chega doer até três vezes ao dia , quando da a crise fica vários dias , isso já faz mais de sete (7) anos estou mando essa mensagem com uma grande expectativa que você me ajude por favor me retorne por Email .Obrigada …..

  6. Fernanda Michele De Lima permalink

    Bom dia. Hoje que vi este anuncio sobre a cefaléia, por favor preciso de ajuda moro em Ipatinga já fui em vários médicos, tomei várias medicação estou precisando urgente de ajuda.Minha cabeça dói todos os dias, já estou tomando Naramig todos os dias,tomo um Naramig e 2 Nesaldina, tenho muito medo de dar alguma coisa pior por tanto analgésico, por favor preciso de tratamento com especialista em enxaqueca,cefaleia

Deixe uma mensagem

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS

Em que posso ajudar?