Skip to content
1 2 3 4

Enxaqueca ou cefaleia ?

por Dr. Henrique Carneiro em 12th agosto, 2011

Enxaqueca ou cefaleia ?Esta é uma dúvida frequente, algumas vezes usadas como sinônimos mas não é bem assim. Cefaleia é o termo técnico para as dores de cabeça, então qualquer um dos 153 tipos (isto mesmo, existem 153 tipos de dor de cabeça) de dor de cabeça podem ser chamados de cefaleia.  A enxaqueca é um destes tipos e tem vários subtipos: enxaqueca com aura, sem aura, hemiplégica, basilar etc..  Para fazer o diagnóstico de enxaqueca não existem exames. O médico durante a consulta fará perguntas específicas sobre como é a dor e sintomas associados e poderá chegar a este diagnóstico. Assim, se  o paciente  apresentar pelo menos quatro crises de dor de cabeça moderada a intensa, unilateral, pulsátil, acompanhada de náuseas ou vômitos, aversão a luz ou barulho ou cheiro e que dure de 4 a 72 horas .

A enxaqueca tem um componente genético e com fatores do dia a dia que podem desencadear as crises. Ainda não há cura, porém há tratamento eficaz e quanto mais precoce iniciado menor e a chance de cronificação da dor e melhor é a qualidade de vida do paciente.

Enviar Postagem por Email Enviar Postagem por Email
4 Comentarios
  1. Cátia Costa permalink

    Há anos sofro com enxaqueca. Ela chega junto com a menstruação. Fico pelo menos 03 dias “sofrendo”. Fui ao ginecologista e ao neuro. Tomo remédio específico, mas parece que o remédio já não faz o efeito necessário. Fico dependente dele. Comecei a fazer apiculterapia (com picadas de abelha). No início resolveu, mas como já tem um ano e comecei a tomar mensalmente, já não faz mais efeito. Gostaria de saber onde posso recorrer…. Não aguento mais sentir dor!!!!!!!

    • Dr. Henrique Carneiro permalink

      Cátia,
      Sempre há maneiras de melhorar a dor. Não conheço tal tratamento que você utiliza e nunca li artigos científicos sobre isto, então desaconselho.
      Estou à disposição.

  2. fernanda gomes de oliveira carias permalink

    eu tenho uma dor de cabeça que eu n aguento faço tratamento com um neurologista devido a uma enxaqueca que não tem cura. o que devo fazer
    pois não consigo nem dormi.

    • Dr. Henrique Carneiro permalink

      Olá Fernanda,
      Os distúrbios do sono estão realmente muito presentes nas dores crônicas como causa ou consequência, discuta com seu médico possibilidades terapêuticas. Sempre há opções de tratamento. Ninguém é obrigado a viver com dor.
      Atenciosamente

Deixe uma mensagem

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS

Em que posso ajudar?