Skip to content
1 2 3 4

Botox para enxaqueca. Funciona?

por Dr. Henrique Carneiro em 31st março, 2011

Em reportagem publicada recentemente pelo jornal Estado de Minas, o jornalista discorre sobre a utilização do Botox no tratamento da enxaqueca. Parabenizo ao veículo por abordar o tema, de extrema relevância principalmente a quem sofre desse mal. Entretanto, alguns aspectos precisam ser devidamente esclarecidos.

Primeiramente gostaria de esclarecer que nem toda dor de cabeça é enxaqueca. Existem 153 tipos de dor e a enxaqueca ou migrânea é apenas um destes. O diagnóstico da enxaqueca é clínico e muito bem estabelecido de acordo com critérios da IHS (International Headache Society). Não existe enxaqueca frontal, enxaqueca temporal e enxaqueca occipital. Uma característica da doença é a mudança de local. A dor, por critério, deve ser hemicraniana isto é de um lado da cabeça. Pode haver predominância e geralmente há, de um lado sobre o outro. O uso da toxina botulínica vem sendo estudado em várias partes do mundo desde 1997, porém muitos trabalhos não tiveram êxito porque tentavam bloquear apenas alguns músculos bem como utilizavam apenas quantidades limitadas da toxina.

O estudo de maior importância científica foi realizado nos Estados Unidos e obteve resultados muito positivos. O tratamento foi aprovado em alguns países da Europa e também pelo FDA – órgão americano que corresponde à ANVISA, no Brasil. Em nosso país, médicos e pacientes ainda aguardam a liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a utilização do Botox no tratamento de alguns casos específicos da doença, como pacientes com diagnóstico de enxaqueca com mais de 15 ocorrências de dor por mês (enxaqueca crônica)- estudo brasileiro mostra que até 6,9 % da população possuem estas características.

O procedimento realizado em Pernambuco e descrito na reportagem não encontra respaldo na literatura médica. De acordo com o jornal, o método utiliza a toxina botulínica para entorpecer o nervo ou o músculo a ser retirado, mas a enxaqueca não tem origem em um músculo que irrita o nervo. Isso sim é que deve ser questionado, e não a técnica de utilização do Botox no tratamento da doença. A enxaqueca tem componentes periféricos e centrais. O que foi divulgado cientificamente é um artigo publicado na Neurology – mais importante publicação da área médica mundial especializada em neurologia. São os resultados do estudo denominado PREEMPT. O que este estudo demonstrou é que o Botox tem respostas positivas no tratamento de pacientes com enxaqueca crônica. Porém, não há evidências em outros tipos de cefaleias, inclusive a enxaqueca episódica. De acordo com o estudo, houve melhora dos pacientes quanto à intensidade da dor, número de dias com cefaleia e qualidade de vida. Em relação aos efeitos colaterais, o estudo mostrou que cerca de 3% dos pacientes citaram algum efeito adverso. Somente para fins de comparação as drogas clássicas utilizadas profilaticamente no tratamento da enxaqueca tem cerca de 12,7 % de queixas de efeitos adversos por parte dos pacientes.

Na minha opinião, com a concordância de vários outros neurologistas, especialistas em cefaliatria, há casos selecionados em que o Botox pode ser mais uma opção de tratamento. A droga nunca deve ser usada como primeira escolha; isto é, em pacientes não submetidos previamente a outras formas de tratamento. O uso do Botox apresenta efeito estatisticamente comprovado, seguro e viável, mas precisa ser feito por profissionais com experiência na área, visto que o diagnóstico é específico e o procedimento, individualizado para cada caso.

Enviar Postagem por Email Enviar Postagem por Email

De → Sem categoria

5 Comentarios
  1. Stella Mara permalink

    Dr. Hoje esta fazendo 28 dias da aplicação e estou muito bem . Gostaria de interromper o Topiramato porque esa me causando muito esquecimento. Posso fazer isto?

    • Dr. Henrique Carneiro permalink

      Oi Stella,
      Você não deve retirar a medicação por própria conta. Conforme conversado, avaliaremos seu calendário para iniciar retirada no retorno. Se tiver dúvida me ligue!
      Abs

  2. Renata Lima Silva permalink

    Boa tarde,
    Tenho enxaqueca crônica e o meu neurologista em Itabira indicou o sr. para a aplicação do Botox. O que devo fazer ? Posso marcar a aplicação sem a consulta? Por favor tenho urgência. Já não agüento mais viver com dor!!!!

    • Dr. Henrique Carneiro permalink

      Olá Renata,
      Esta é uma situação comum, peça um relatório para seu médico de todo seu histórico ( tempo de doença, diagnóstico, drogas utilizadas com suas doses e período de uso, dias de dor por mês) e me envie no consultório. Caso eu concorde com a indicação você poderá vir e no mesmo dia faremos uma consulta já para fazermos a aplicação após. O seu médico também pode entrar em contato comigo para dar continuidade no seu acompanhamento aí em sua cidade.
      Easpero que tenha sido útil,

  3. Helena Santos permalink

    Dr. Henrique,
    Parabéns mais uma vez pela excelente matéria. Havia lido no Estado de Minas e sabia que era preciso um esclarecimento científico sobre o tema.

Deixe uma mensagem

Note: XHTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS

Em que posso ajudar?